quinta-feira, novembro 10, 2016

Curso gratuito de teatro estimula a prática cidadã em Taubaté


Um curso gratuito de prática teatral levará ao público conhecimentos não só informações técnicas sobre interpretação e a montagem de espetáculos e peças teatrais como o estímulo à cidadania.

São ofertadas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat). O início das aulas está previsto para o dia 19 de novembro.

O curso de prática teatral já está na terceira edição e diferencia-se justamente pelo método utilizado, conforme explica o dramaturgo João Angelo Guimarães. “É diferente das demais iniciativas que existem, porque as técnicas são baseadas no método de Brecht, que pode ser aplicado muito além do teatro, em qualquer outra área e forma a característica principal: ser cidadão”.

Voltado a pessoas de todas as idades, o curso tem como objetivo divulgar as técnicas utilizadas na montagem e produção de espetáculos teatrais, abrangendo interpretação cênica, dramaturgia, maquinaria teatral, criação de grupos e companhias de teatro.

“A ideia é formar e reciclar atores e técnicos de teatro, bem como também a formação de público para teatro”, completa Guimarães. De acordo com ele, outro objetivo é auxiliar as pessoas que querem continuar na carreira artística, ajudando na formação de grupos de teatro, que poderão atuar com a montagem de espetáculos de teatro, na produção de vídeos e filmes para a internet e outras mídias.

Guimarães avalia que, com a atividade cultural o artista passa a questionar a realidade que o cerca, e sempre que possível, promove o debate. “O resultado disso é o evento cultural, a apresentação de espetáculos teatrais”, sintetiza.

O organizador do curso acredita que, hoje, exista uma ideia errônea sobre a cultura e como se gasta dinheiro para desenvolvê-la. Boa parte do dinheiro público e das iniciativas públicas são gastas em eventos culturais e artísticos, que são uma consequência da atividade cultural.

Ele acredita que, se não houver fomento para a criação de mais cursos em todas as áreas de atuação artística e cultural, não haverá quem faça a arte, em questão.

Nesse s a formação do público começa com a família de quem faz uma atividade artística, um curso, uma oficina. A conclusão dessas atividades promovem apresentações para provar que os participantes assimilaram corretamente as técnicas ensinadas, e desse modo a família dessas pessoas acompanham o desenvolvimento e a evolução cultural, sabendo, conhecendo como funciona e o que é o teatro, coisa muito diferente do que estão acostumados, com a pasteurização da televisão e o aspecto comercial de entretenimento do cinema.
 

Formação de atores e cidadania
Ainda de acordo com o dramaturgo, a formação de novos artistas passa obrigatoriamente pela atividade cultural, para a qual todos os esforços financeiros deveriam estar voltados, a fim de transformar, de fato, em formadora de uma sociedade igualitária e cidadã.

A gratuidade do curso é iniciativa de Guimarães que, desde 1981 ministra cursos, oficinas, seminários de teatro, cinema e televisão, visando o fomento e a divulgação do movimento teatral.

Embora não ofereça DRT, que é o registro profissional de atores junto ao Ministério do Trabalho, o curso tem estimulado a formação de novos atores amadores.

A primeira edição do curso teve como consequência direta a formação a Cia. Noname de Teatro, que desde abril deste ano já fez cinco apresentações do espetáculo “A Culpa é do Padre”.

A companhia agora trabalha na produção de um espetáculo tradicional de 600 anos, com o e agora está em franca produção de um espetáculo de 600 anos, com origens na Idade Média.

O dramaturgo ressalta que a profissão de ator é normatizada pela Lei 6.533/78 e que a obtenção do registro pode ser feita via cursos regulamentares de formação técnica de atores e atrizes, que têm equivalência de ensino médio, ou cursos com nível superior na área.

As pessoas que já atuam com teatro amador também podem obter o registro junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED), através da comprovação do trabalho em grupos de teatro. “O ator recebe o atestado de capacitação profissional, que dá direito a conseguir o registro profissional nas 52 funções elencadas pela lei”, orienta.

Como se inscrever
Para participar, é preciso ser maior de 16 anos e não existe a necessidade de conhecimento em teatro, cinema ou televisão.

O público-alvo é de pessoas que querem atuar no meio artístico, atores e atrizes que buscam o aprimoramento profissional e pessoas que desejam melhora a expressão pessoal e a comunicação em público.

Ao todo serão 96 horas de curso, com aulas ministradas no auditório do Sincovat. Dentre os conceitos ministrados, destaque para interpretação cênica, dicção e empostação de voz, dramaturgia, maquinaria teatral, administração teatral, jogos cênicos e montagem de espetáculos cênicos.

Para se inscrever é preciso fazer o download do formulário de inscrição neste link, preencher e entregar a ficha na rua Visconde do Rio Branco, 51, centro, Taubaté, até as 13h45 do dia 19 de novembro de 2016.

Também é possível entregar o formulário preenchido e digitalizado no e-mail: jagproduz@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger