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1º Fórum de Gestão Empresarial aconteceu na FATEC, no dia 30 de setembro |
1º Fórum de Gestão Empresarial da FATEC Pindamonhangaba trouxe palestrantes Alexandre Lima e Maria dos Santos de Oliveira
Por Deniele Simões
Motivação e alegria são duas palavras que se encaixam perfeitamente no ambiente corporativo das empresas.
Em um mundo globalizado, onde a competição entre as empresas é
ferrenha, as pessoas que trabalham com alegria, porque gostam do que
fazem, têm grandes chances de se destacarem no mercado de trabalho e
contribuir para a inovação dos produtos e serviços dentro das
empresas.
O 1º Fórum de Gestão Empresarial, realizado pela FATEC
Pindamonhangaba, no último dia 30 de setembro, refletiu a temática
“O que te motiva?”, refletindo questões como motivação, foco e
alegria no ambiente corporativo.
O coach Alexandre Correa Lima e a psicóloga Maria dos Santos
de Oliveira ministraram palestras sobre o tema e passaram conceitos,
dicas e orientações sobre a nova configuração do mercado de
trabalho e as novas práticas no meio corporativo.
O Fórum foi aberto pela diretora da FATEC, professora Cristina de
Carvalho Ares Elisei, e pela coordenadora do curso de Gestão
Empresarial, professora Ana Paula Bleck Duque.
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Alexandre Lima ministrou a palestra "Felicidade dá Lucro" |
Felicidade
dá lucro
Alexandre Correa Lima ministrou a primeira palestra da noite,
abordando o tema “Felicidade dá Lucro”.
O
palestrante ressaltou que a felicidade está interligada aos negócios
e que, hoje, o mundo passa por um processo de transição, marcado
por frequentes mudanças, que levam as pessoas a quererem antecipar o
futuro. “Há um descompasso entre o que a vida nos exige e o
que a nossa estrutura biológica tem capacidade de processar”,
explicou.
Em
meio ao desafio de se adaptar ao novo, as empresas têm demonstrado
cada vez mais interesse em manter pessoas felizes e motivada nos
ambientes de trabalho. “Mais do que lucro e indicadores monetários,
a felicidade tem a ver com empresa boa”, justifica.
De
acordo com Alexandre, pessoas felizes atendem melhor os clientes e as
empresas que possuem funcionários mais motivados geram sete vezes
mais lucro, em comparação com outras organizações.
O
coach traçou um paralelo entre dinheiro e felicidade. Na
opinião dele, é preciso relativizar a questão do dinheiro, já que
ele gera felicidade apenas até certo ponto, devido à capacidade de
adaptação das pessoas tanto a situações difíceis como
confortáveis.
Ainda
segundo Alexandre, as maiores porcentagens da felicidade de uma
pessoa advêm da carga genética e do modo como encara as situações
da vida. E, para ser feliz no mundo corporativo, é preciso encontrar
uma atividade que reúna paixão, missão, profissão e vocação.
Para
que isso seja possível, é preciso adotar quatro condutas:
1 –
Encontrar um propósito: “Ninguém segue um líder que não sabe
para onde está indo”
2 –
Aceitar a própria natureza humana: Desafios vão aparecer sempre e
precisam ser transpostos
3 –
Cultivar amizades: A felicidade tem tudo a ver com conexões
verdadeiras
4 –
Ajustar o mindset: Controlar as reações às situações impostas
pelo mundo
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Psicóloga Maria dos Santos de Oliveira falou ssobre Motivação |
Motivação
e foco
A
psicóloga Maria dos Santos
de Oliveira complementou a
palestra de Alexandre fazendo uma reflexão bastante técnica sobre o
que o mercado de trabalho e as empresas esperam das pessoas.
De
acordo com a profissional, hoje as empresas têm como foco as
pessoas. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam bem
preparados e atenham-se à questão da inteligência emocional,
cultivando bons relacionamentos interpessoais e aprendendo a lidar
com as emoções.
Maria
Oliveira também elencou alguns conceitos importantes no processo
motivacional: descobrir o que gosta de fazer e o que é necessário
para alcançar os objetivos propostos. Muitas vezes, isso acaba
gerando um ciclo de tarefas, composto por algumas fases: iniciar,
persistir, progredir e transpor obstáculos.
Ainda
de acordo com a palestrante, o sucesso na carreira passa pelo bom
humor, que resulta do bem-estar proporcionado pelo alcance das
motivações pessoais.
Todo
esse processo, segundo ela, é permeado pelo autoconhecimento e pelo
foco. “Ninguém chega a um lugar sem saber onde está”, pontuou,
lembrando que ouvir críticas é uma tarefa fundamental nesse
processo, assim como esforçar-se para mudar, quando necessário.
Ao
falar sobre o foco, a psicóloga falou sobre a importância do
marketing pessoal e do planejamento, para que as pessoas assumam com
qualidade o que querem fazer.
Ela
concluiu lembrando que a autorreflexão é fundamental dentro de toda
essa dinâmica, para ajudar a traçar metas e na descoberta da
felicidade, que está dentro de cada um de nós.
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