Por
Deniele Simões
O
ensino a distância (EaD) tem crescido a cada ano. Tanto que o Censo
da Educação Superior 2015, divulgado no início do mês pelo
Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), aponta que a modalidade já responde por 17,4% do total de
matrículas da educação superior.
O
levantamento rela, ainda, que a rede privada detém a maior parte das
matrículas registradas no ano passado, com 90,8% do total, que foi
de 1.393.752.
Mas,
será que estudar com o auxílio das novas tecnologias e com um tutor
remoto é tão eficaz quanto frequentar a sala de aula tradicional?
Os
números colocam em discussão uma série de questões ligadas à
aprendizagem, fazendo surgir alguns mitos, como por exemplo, o de que
o estudo a distância é mais fácil, ou mesmo, que a qualidade do
ensino é pior.
O
crescimento do mercado EaD levanta algumas dúvidas quanto à
eficácia dessa modalidade e, na avaliação de especialistas, o
desempenho do aluno vai depender do grau de dedicação aos estudos.
Para
o professor Luiz Eduardo Gasparetto, coordenador de vários cursos de
pós-graduação da Unifae, Universidade Municipal de São Caetano do
Sul (Uscs) e Estácio, estudar à distância é, na verdade, muito
mais difícil.
Segundo
o especialista, quem opta pela modalidade necessita, primeiramente,
ter muita disciplina. “Quem vai programar as aulas e o estudo é o
próprio aluno e não a faculdade”, justifica. Além da rotina
própria de estudos, o aluno deve ter a consciência que, mesmo sem a
supervisão direta do professor, deverá estudar com autonomia.
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EaD exige dedicação e disciplina do aluno |
Na
avaliação do pró-Reitor de EaD da Universidade Cruzeiro do Sul,
Carlos Fernando de Araújo, se houver disciplina, o aluno terá êxito
garantido nos cursos presenciais e também na modalidade à
distância. “A disciplina e autonomia do estudante são muito
importante para os cursos à distância”, explica.
Gasparetto
alerta que flexibilidade não significa falta de compromisso e, ao
optar pela modalidade, o aluno acaba descobrindo isso logo no início
do curso, quando recebe a apostila com o material produzido pelo
professor conteudista. O material servirá de base para que o
estudante possa interagir com o tutor e seus colegas de turma nos
chats e fóruns, nos cursos de pós-graduação e MBA.
Além
das apostilas, há uma série de artigos e textos que também
precisam ser lidos em até um mês – o que corresponde ao tempo de
duração da aula presencial – e as avaliações presenciais.
Já
na Cruzeiro do Sul, há dois modelos de cursos à distância, os
semipresenciais, que combinam atividades presenciais semanais e à
distância; e os online, onde as atividades acontecem via web e os
alunos são avaliados presencialmente.
Preconceito
cada vez menor
Para
Gasparetto, o preconceito que existia em relação aos cursos em EaD
tem diminuído, sobretudo entre selecionadores de pessoal nas
empresas.
Isso
acontece porque os alunos dessa modalidade de ensino estão obtendo
ótima classificação nos exames do Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes (Enade), destinado a alunos de cursos superiores. “Além
disso, muitos desses selecionadores formaram-se em cursos à
distância e sabem o quanto são exigentes”, aponta.
Em
relação à qualidade do ensino, não existe nenhuma diferença
entre os cursos presenciais e à distância no quesito conteúdo e
professores, já que muitos docentes de cursos presenciais dedicam-se
também ao EAD.
“Do
ponto de vista legal os cursos são exatamente os mesmos; mesma carga
horária, mesmos objetivos. Ocorre que na EAD temos uma metodologia e
gestão diferenciada, que pode ser mais adequada para um perfil de
aluno do que outro”, explica Araújo.
No
caso da Estácio, Gasparetto ressalta que a instituição decidiu
apostar na modalidade EAD não só pelo crescimento do setor, mas
para possibilitar a alunos que estejam em áreas distantes de seus
polos e até fora do Brasil o acesso a uma formação educacional
atualizada.
Vantagens
e desvantagens
Gasparetto
enumera as principais vantagens e desvantagens do ensino a distância.
Vantagens
-
Estudo a qualquer hora, com o professor sempre à disposição;
-
Aluno pode montar grade de horário para estudos;
-
Aula pode ser repetida quantas vezes for necessário;
-
Não é necessário deslocar-se até a faculdade para estudar;
-
Custo menor em relação ao curso presencial;
-
Possibilidade de acesso às aulas em qualquer lugar, desde que haja
acesso a um computador.
Desvantagens
-
Pode ser mais difícil para os alunos que precisam da presença do
professor para “forçar” o estudo;
- É
necessário ter muita disciplina porque o estudo em casa pode levar à
dispersão da atenção (tv, geladeira, crianças etc).
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