quarta-feira, outubro 05, 2016

Cinco dicas de ouro para conquistar mais clientes na internet


Por Deniele Simões


Vender pela internet é uma atividade que atrai cada vez mais adeptos. Por isso mesmo, a concorrência tem sido cada vez maior nessa área.

Grande parte das lojas já migrou parte de suas atividades para o E-Commerce, mas também é grande o número de pessoas vendendo, em sites próprios.

Os profissionais de marketing costumam dizer que a melhor maneira de encontrar clientes é ser encontrado por eles.

Como na web a concorrência entre os vendedores é enorme, só se destacam aqueles que dominam algumas ferramentas de marketing digital.

Talvez você não saiba, mas ter acesso a essas ferramentas não exige que você gaste rios de dinheiro. Em muitos casos, não é preciso gastar nada.

Pensando nisso, separamos cinco dicas de ouro para ajudar você a conhecer essas ferramentas e usar a web para atrair muitos clientes.

Vamos lá?

1. Marque presença nas redes sociais
Torne seu produto ou serviço conhecido criando conteúdos nas principais redes sociais como blogs, Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.

Os blogs são o espaço onde você vai poder apresentar com mais detalhes o seu produto ou serviço, sem gastar quase nada.

Existem ferramentas gratuitas para criar seu blog, como o Blogger e o Wordpress, que têm fácil usabilidade e permitem a disseminação de conteúdos multimídia.

Através dos blogs, você pode oferecer conteúdos atraentes para o seu público. Basta conversar com eles de modo claro e interativo.

Além da interatividade, os blogs devem ser atualizados com frequência e tratar de assuntos de interesse do seu público-alvo.

É importante, também, que o blog ofereça espaço para que os visitantes possam se cadastrar, informando o e-mail.

Se o internauta gostar dos conteúdos, certamente cadastrará o e-mail dele para receber mais informações.

De posse dessas informações, é possível municiar o potencial cliente com mais informações e até mesmo oferecer seus produtos e serviços.

Em relação às redes sociais, há várias maneiras de marcar presença nelas, seja lançando mão de anúncios pagos e/ou gratuitos, ou até mesmo criando material próprio.

No caso dos materiais próprios, é preciso construir conteúdos diretamente voltados para o público, que possibilitem uma comunicação de mão dupla.

Os posts nas redes sociais devem ser diários, para que o público possa conhecer bem o seu produto ou serviço, assim como suas funcionalidades.

É interessante usar dias específicos na semana para tratar de um assunto de interesse do público. Além disso, a ordem e ser bastante criativo nos posts.

Seguindo essas pequenas dicas, seu blog e redes sociais vão cumprir a árdua tarefa de transformar seus seguidores em potenciais clientes.

2. Crie landing pages dos seus produtos ou serviços
As landing pages são também chamadas de “páginas de destino”, ou seja, é o local onde o público que interessado vai acessar.

Com as landing pages, você pode criar links patrocinados, banners, e-mail marketing ou qualquer outra estratégia que direcione seu público-alvo.

Trata-se de uma ferramenta de marketing digital para converter os acessos em leads ou cadastros.

Essa técnica representa grande vantagem de mercado para quem busca aumentar resultados de vendas em curto espaço de tempo e com poucos recursos.

Tome nota de algumas ferramentas que ajudam a criar e controlar landing pages: o RD Station permite a criação de páginas em apenas 20 minutos.

Outras ferramentas bacanas para esse fim são o LeadPages e o Unbounce.

3. Use a ferramenta Facebook Ads
O Facebook Ads é a ferramenta paga que permite veicular links patrocinados no Facebook, atingindo diretamente seu público-alvo.

Esse recurso é uma ótima alternativa para aumentar o tráfego de visitantes no seu site ou fanpage, melhorando potencialmente o seu negócio.

A principal vantagem dessa ferramenta é que ela permite a segmentação do público a ser atingido pelo anúncio.

Isso acontece graças a ferramentas que possibilitam desenvolver campanhas para públicos específicos, segmentados por idade, sexo, cidade, gosto pessoal etc.

4. Utilize os anúncios do Google Adwords
Como o Google é o site de busca mais acessado da web, vale a pena investir em uma ferramenta chamada Google Adwords.

Mas, o que seria o Google Adwords? É o recurso que possibilita que o seu produto ou serviço apareça entre os links destacados em uma busca no Google.

Esses links são patrocinadores do Google e oferecem excelente visualização para o internauta, por estarem localizados bem no alto da tela.

Essa poderosa ferramente é bastante funcional e permite posicionar o seu produto ou serviço nas primeiras posições de busca.

Além disso, o Google Adwords não é um recurso muito cara, já que os custos podem ser adaptados aos valores que você puder pagar, com retorno garantido.

5. SEO - otimize seu blog ou website

A técnica SEO - Search Engine Optimization é uma das melhores estratégias para colocar o seu site ou blog nos resultados dos sites de busca.

Também chamado de Otimização para Ferramentas de Pesquisas, o SEO deve ser explorado de forma a obter os melhores resultados.

O SEO é garantia de que o Google vai interpretar de modo correto o conteúdo da sua página. Assim, a chance de se posicionar bem nas buscas é maior.

Para explorar o SEO da melhor maneira possível, é preciso ter em mente que há duas dimensões a serem usadas.

A primeira delas é a Otimização On-page, que está ligada aos recursos usados no próprio blog ou site.

Nesse sentido, é preciso usar URLs amigáveis, palavras-chave no título que estejam ligadas ao texto principal e deixar o conteúdo mais relevante.

Hoje, o conteúdo do seu site deve estar muito relacionado àquilo que o seu público procura. Quem prioriza isso já sai na frente na hora da busca.

Já a Otimização Of-page é tudo aquilo que você vai utilizar fora do website ou do blog e que vai incidir diretamente nos mecanismos de busca.

Um bom exemplo de Otimização Of-page é a criação de links em outros sites direcionando para a página otimizada.


As principais vantagens de usar SEO são várias. A principal delas é conseguir boa colocação nos sites de busca sem pagar nada, além de ajudar na captação de leads.

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