Por Deniele Simões
Vender pela internet é uma atividade que atrai cada vez mais adeptos. Por isso mesmo, a concorrência tem sido cada vez maior nessa área.
Grande
parte das lojas já migrou parte de suas atividades para o
E-Commerce,
mas também é grande o número de pessoas vendendo, em sites
próprios.
Os
profissionais de marketing costumam dizer que a melhor maneira de
encontrar clientes é ser encontrado por eles.
Como
na web
a concorrência entre os vendedores é enorme, só se destacam
aqueles que dominam algumas ferramentas de marketing digital.
Talvez
você não saiba, mas ter acesso a essas ferramentas não exige que
você gaste rios de dinheiro. Em muitos casos, não é preciso gastar
nada.
Pensando
nisso, separamos
cinco dicas de ouro para ajudar você a conhecer essas ferramentas e
usar a web
para atrair muitos clientes.
Vamos
lá?
Torne
seu produto ou serviço conhecido criando conteúdos nas principais
redes sociais como blogs, Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e
Pinterest.
Os
blogs são o espaço onde você vai poder apresentar com mais
detalhes o seu produto ou serviço, sem gastar quase nada.
Existem
ferramentas gratuitas para criar seu blog, como o Blogger
e o Wordpress,
que têm fácil usabilidade e permitem a disseminação de conteúdos
multimídia.
Através
dos blogs, você pode oferecer conteúdos atraentes para o seu
público. Basta conversar com eles de modo claro e interativo.
Além
da interatividade, os blogs devem ser atualizados com frequência e
tratar de assuntos de interesse do seu público-alvo.
É
importante, também, que o blog ofereça espaço para que os
visitantes possam se cadastrar, informando o e-mail.
Se
o internauta gostar dos conteúdos, certamente cadastrará o e-mail
dele para receber mais informações.
De
posse dessas informações, é possível municiar o potencial cliente
com mais informações e até mesmo oferecer seus produtos e
serviços.
Em
relação às redes
sociais, há várias
maneiras de marcar presença nelas, seja lançando mão de anúncios
pagos e/ou gratuitos, ou até mesmo criando material próprio.
No
caso dos materiais próprios, é preciso construir conteúdos
diretamente voltados para o público, que possibilitem uma
comunicação de mão dupla.
Os
posts
nas redes sociais devem ser diários, para que o público possa
conhecer bem o seu produto ou serviço, assim como suas
funcionalidades.
É
interessante usar dias específicos na semana para tratar de um
assunto de interesse do público. Além disso, a ordem e ser bastante
criativo nos posts.
Seguindo
essas pequenas dicas, seu blog
e redes sociais vão cumprir a árdua tarefa de transformar seus
seguidores em potenciais clientes.
As
landing pages são
também chamadas de “páginas de destino”, ou seja, é o local
onde o público que interessado vai acessar.
Com
as landing pages,
você pode criar links
patrocinados, banners, e-mail marketing ou qualquer outra estratégia
que direcione seu público-alvo.
Trata-se
de uma ferramenta de marketing digital para converter os acessos em
leads
ou cadastros.
Essa
técnica representa grande vantagem de mercado para quem busca
aumentar resultados de vendas em curto espaço de tempo e com poucos
recursos.
Tome
nota de algumas ferramentas que ajudam a criar e controlar landing
pages: o RD
Station permite a criação de páginas em apenas 20 minutos.
Outras
ferramentas bacanas para esse fim são o LeadPages
e o Unbounce.
3.
Use a ferramenta Facebook Ads
O
Facebook Ads é a ferramenta paga que permite veicular links
patrocinados no Facebook, atingindo diretamente seu público-alvo.
Esse
recurso é uma ótima alternativa para aumentar o tráfego de
visitantes no seu site ou fanpage,
melhorando potencialmente o seu negócio.
A
principal vantagem dessa ferramenta é que ela permite a segmentação
do público a ser atingido pelo anúncio.
Isso
acontece graças a ferramentas que possibilitam desenvolver campanhas
para públicos específicos, segmentados por idade, sexo, cidade,
gosto pessoal etc.
4.
Utilize os anúncios do Google Adwords
Como
o Google é o site de busca mais acessado da web,
vale a pena investir em uma ferramenta chamada Google Adwords.
Mas,
o que seria o Google Adwords? É o recurso que possibilita que o seu
produto ou serviço apareça entre os links destacados em uma busca
no Google.
Esses
links são patrocinadores do Google e oferecem excelente visualização
para o internauta, por estarem localizados bem no alto da tela.
Essa
poderosa ferramente é bastante funcional e permite posicionar o seu
produto ou serviço nas primeiras posições de busca.
Além
disso, o Google
Adwords não é um
recurso muito cara, já que os custos podem ser adaptados aos valores
que você puder pagar, com retorno garantido.
5.
SEO - otimize seu blog ou website
A
técnica SEO -
Search Engine Optimization
é uma das melhores estratégias para colocar o seu site ou blog
nos resultados dos sites de busca.
Também
chamado de Otimização
para Ferramentas de Pesquisas,
o SEO deve ser explorado de forma a obter os melhores resultados.
O
SEO é garantia de que o Google vai interpretar de modo correto o
conteúdo da sua página. Assim, a chance de se posicionar bem nas
buscas é maior.
Para
explorar o SEO da melhor maneira possível, é preciso ter em mente
que há duas dimensões a serem usadas.
A
primeira delas é a Otimização
On-page, que está
ligada aos recursos usados no próprio blog ou site.
Nesse
sentido, é preciso usar URLs amigáveis, palavras-chave no título
que estejam ligadas ao texto principal e deixar o conteúdo mais
relevante.
Hoje,
o conteúdo do seu site deve estar muito relacionado àquilo que o
seu público procura. Quem prioriza isso já sai na frente na hora da
busca.
Já
a Otimização
Of-page é tudo
aquilo que você vai utilizar fora do website
ou do blog e que vai incidir diretamente nos mecanismos de busca.
Um
bom exemplo de Otimização Of-page é a criação de links em outros
sites direcionando para a página otimizada.
As
principais vantagens de usar SEO são várias. A principal delas é
conseguir boa colocação nos sites de busca sem pagar nada, além de
ajudar na captação de leads.








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