Inclusão social
A inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais tem sido cada vez mais discutida como política pública.
Hoje, as leis amparam essas pessoas e pelo menos determinam que elas sejam integradas à sociedade sem preconceitos. Afinal, somos todos seres humanos.
Apesar de as políticas educacionais do país priorizarem a inclusão dessas pessoas, ainda há muito a ser feito, tanto por parte dos governos como da sociedade.
Linguagem de sinais
Uma das leis que buscam essa integração é a Lei Federal 8213/1991, que obriga as empresas com 100 ou mais empregados a preencherem de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
Em decorrência dessa e de outras legislação, o ensino da Língua de Sinais (LIBRAS) tem avançado em nosso país e, segundo a diretora da escola Quality Mission de Pindamonhangaba, Edina Silva, já é o segundo idioma oficial do Brasil.
A Quality Mission oferece o curso principalmente para profissionais da educação, mas também possui turmas direcionadas à área de atendimento ao público.
A linguagem LIBRAS tem como foco central a inclusão social dos portadores de deficiência auditiva e o público-alvo do curso é formado por educadores, supervisores, coordenadores de ensino, gerentes, recepcionistas, profissionais do comércio, turismo, hotelaria, além dos portadores de necessidades para a comunicação.
Projeto ISI
Motivada não só pelo sucesso, mas sobretudo pelo alcance social da linguagem LIBRAS, a direção da Quality Mission lançou ontem o projeto piloto do programa “Inclusão do Surdo na Informática” (ISI).
O Projeto ISI ministra aulas totalmente gratuitas de informática para portadores de surdez alfabetizados, buscando uma futura integração dessas pessoas ao concorrido mercado de trabalho.
As aulas acontecem todas as terças-feiras, dias 19 às 21 horas, e nessa primeira fase estão sendo atendidos nove alunos.
Além da diretoria da Quality Mission, estão envolvidos no projeto alunos voluntários da escola e o vereador Felipe César – FC, que é o apoiador cultural do ISI.
Ubatuba otimista
Após o surto de dengue ocorrido no primeiro semestre, a cidade de Ubatuba parece ter se recuperado, sob o ponto de vista do turismo.
Se, há alguns meses, o movimento de turistas caiu, no último feriado os índices registrados foram os melhores possíveis e a Associação Comercial do município está bastante otimista.
O movimento de turistas foi tão bom que o Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Ubatuba (Sinhores) registrou cerca de 100% nos leitos de hotéis.
Para a direção da Associação Comercial, após a baixa provocada pela dengue, os índices deste feriado foram considerados um verdadeiro sucesso.
Resta saber, agora, se os dirigentes responsáveis pelo município e as entidades das áreas comercial e turística vão manter esses índices. Tudo isso começa buscando-se um projeto contínuo e renovável de combate e prevenção à dengue. Durante o ano todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário