terça-feira, setembro 04, 2007

Conexão

Frase da semana
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original". (Albert Einstein)


Teatro nos bairros
A área de Cultura da Prefeitura de Taubaté inova mais uma vez ao realizar, no próximo sábado (dia 8), um interessante projeto que contempla o teatro regional.
O projeto consiste na apresentação de oito peças teatrais, em oito bairros diferentes do municípios. As peças, direcionadas aos mais variados tipos de público, serão encenadas simultaneamente, em escolas e creches nos bairros, e o que é melhor: com acesso gratuito.
É, sem dúvida, uma maneira inteligente de democratizar o acesso da população às artes dramáticas.

Ainda o folclore
Um assunto que sempre vem à tona quando nos lembramos de cultura é o folclore. Aliás, na semana passada, abordamos a questão ao comentar sobre os eventos que aconteceram nos municípios de Taubaté e Tremembé com o tema “folclore”.
Chegamos a falar, na ocasião, que a falta de eventos alusivos ao tema em Pindamonhangaba é algo que não tem muita explicação lógica – já que cogitamos a possibilidade de a cidade estar “globalizada”, em função da migração de pessoas de várias outras regiões. Mas isso também ocorre em cidades que preservam suas raízes caipiras.
Taubaté, por exemplo, tem entre seus principais ícones o escritor Monteiro Lobato e o cineasta Amácio Mazzaropi – este último, mesmo não sendo natural daquele município, teve como principal expoente de seu trabalho a divulgação da cultura caipira.
Tremembé também é outro município da região que preserva suas tradições folclóricas, através da dança, da música e das festividades religiosas. São Luiz do Paraitinga não foge dessa linha e exporta sua musicalidade para todo o Vale do Paraíba, preservando a tradição das marchinhas carnavalescas há muitas décadas. Até São José dos Campos, grande metrópole com mais de 500 mil habitantes, trabalha para manter acesa a chama de suas tradições, representadas pelos músicos que integram a orquestra de violas caipiras e outras manifestações populares.

Sem folclore
E Pindamonhangaba? O que tem para contar sobre seus ícones folclóricos, sobre suas tradições caipiras?
Pelo que temos visto, não sobrou nada para contar.
O nosso amigo Ocimar Barbosa, que em sua coluna no portal Pindavale nos questionou a respeito da nota divulgada neste espaço na semana passada, disse que a falta de eventos que promovam o folclore e a cultura popular no município está relacionada ao posicionamento do Departamento de Cultura local, e que o problema já vem de longa data.
Talvez ele tenha até razão. Mas a grande questão, o argumento que talvez seja a causa disso tudo, é que o povo de Pindamonhangaba parece ter vergonha de suas origens caipiras. Fica a impressão de que é mais cômodo para as elites e para os dirigentes que sejamos reconhecidos como um município industrializado, que tem uma boa atividade comercial e possui bons prestadores de serviços.
Mas, diante disso tudo, a cultura popular e as raízes ficam como?
Infelizmente vão acabar desaparecendo...

Uniformes
A idéia de um vereador de São José dos Campos que queria promover o uso de uniformes entre os edis daquele município parece ter ido por água abaixo. Não ganhou adeptos nem entre seus partidários.
Também pudera: se dependesse da aprovação do projeto que ele apresentou, os vereadores teriam que andar pela rua com calça (ou saias) e jaqueta (ou blazer) nas cores da bandeira joseense, e com o brasão do município em destaque.
Não cabe a nós julgar o mérito da questão, mas será que não existe coisa mais importante do que formular um projeto desse tipo. Sem falar nos gastos que a confecção dos uniformes iriam trazer aos cofres públicos.

Identificação
É um fato interessante para se pensar: já pensou uma lei obrigando o uso de uniformes entre os políticos ser implementada em todo o país?
Desde que os usuários paguem pela a confecção da indumentária, poderia ser até engraçado. Afinal, muitos iriam querer se esconder para evitar a identificação por meio do uniforme. Se já tem muitos que se escondem atrás de insulfilm e outros recursos tecnológicos, imagine com um uniforme todo colorido...





Nenhum comentário:

Powered By Blogger