quinta-feira, agosto 30, 2007

Conexão

Grupo Paranga no Palco em Tremembé

Folclore em alta

O folclore esteve em alta na semana que passou. Pelo menos nos municípios de Taubaté e Tremembé, onde foram realizadas festas temáticas que reuniram um grande número de participantes e artistas.

Tivemos o privilégio de acompanhar, no último sábado (25), a 3ª Festa do Folclore de Tremembé, que foi encerrada com chave de ouro no domingo (26), com show do cantor Zé Geraldo.

No sábado, o ponto alto da festa foi a belíssima apresentação do grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga.

Além de dar enfoque à música regional, os eventos das duas cidades privilegiaram as manifestações culturais que emanam do povo, tais como dança, artesanato e trabalhos manuais, provando que a chama do folclore ainda continua acesa nesses locais.


Enquanto isso...

... na cidade vizinha de Pindamonhangaba as coisas parecem andar na direção oposta.

Por parte do poder público, não foi anotada nenhum evento lembrando as manifestações folclóricas e os desdobramentos do regionalismo em prol da cultura.

Olhando um pouco mais a fundo, fica a impressão de que a cidade perdeu suas raízes culturais em decorrência da vinda de pessoas de diversos localidades do país. Parece que o que era local passou a ser globalizado.

Só não se sabe o porquê disso. Afinal, os outros dois municípios citados também são locais que recebem muitas pessoas de outras regiões.


Do Silêncio ao Grito

Já está quase tudo pronto para o lançamento do livro “Do Silêncio ao Grito Contra a Impunidade – O Caso Márcia Leopoldi”.

O livro, organizado pela União das Mulheres de São Paulo, retrata o desenrolar do caso Márcia Leopoldi, uma jovem de Pindamonhangaba que foi morta em Santos aos 24 anos pelo namorado. O caso ficou marcado pela luta dos parentes e amigos da vítima em promover a devida justiça. Após muita insistência, o assassino foi preso em 2005, ou seja, 24 anos depois do ocorrido.

Os preparativos para o evento estão sendo feitos pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, em conjunto com a assessoria do vereador Felipe César – FC, que ajudou a viabilizar o local para o lançamento.

O evento será aberto ao público em geral e acontece no plenário da Câmara, no próximo dia 14 de setembro, com início às 19 horas.


Guará sai na frente

O município de Guaratinguetá é um dos primeiros a se adequar às novas regras da auditoria eletrônica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A adaptação aos sistemas informatizados e à conectividade de dados está sendo possível graças ao esforço das secretarias municipais envolvidas e conta com total suporte da Embras.net.

A empresa, que tem sede em Pindamonhangaba, atua na área de softwares para gestão pública e está capacitando outros municípios para serem homologados no Projeto Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos) do TCE – SP.

No próximo dia 5 de setembro, a Embras.net promove um treinamento com clientes de vários municípios, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as adequações necessárias ao Projeto Audesp.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger