terça-feira, agosto 08, 2006

Conexão

Frase da semana
"O país tem um orçamento de R$ 1,87 trilhão e, infelizmente, a metade disso está indo para pagar juros à meia dúzia de banqueiros brasileiros. Se nós tirarmos menos de 5% desse valor, teremos mais de R$ 4 bilhões de dinheiro novo e limpo para ser investido no sertão" (Senadora Heloisa Helena, do PSOL).
Na semana passada, recebi manifestações de indignação de pessoas que torcem o nariz para Cristovam Buarque, devido à publicação de frase de autoria dele neste espaço.
Longe de querer defender um ou outro candidato, mas há de se convir que Heloisa Helena, assim como Buarque (na semana anterior), têm razão no que dizem. Mas isso não significa que eu os esteja promovendo politicamente.
No caso da frase acima, a verdade é que, desde a época da colonização, o dinheiro aqui arrecadado sempre foi mal gasto. E o resultado é uma situação de miséria total em muitos estados brasileiros.
Se aqui no Sudeste a situação não é das melhores, nossos dirigentes precisam redobrar a atenção para o Norte e Nordeste. Lá o caos social reina.

Novas regras
As novas regras criadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão deixar muitos políticos preocupados este ano. A lei 11300/2006, criada recentemente, proíbe a distribuição de brindes, a realização de showmícios e, além de tudo, possibilita a cassação de candidaturas, quando comprovada a captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais.
Embora muitos candidatos possam alegar inconstitucionalidade, uma vez que a legislação deveria entrar em vigor apenas nas próximas eleições, a mudança vai dar muita dor de cabeça para quem abusa do poder econômico.
Dados divulgados pela Justiça revelam que, desde o início da década, quando as regras eleitorais começaram a ser alteradas, muitas coisas mudaram. De lá para cá, 422 políticos já foram cassados devido a irregularidades.
Muito ainda precisa ser mudado, mas parece que estamos no caminho certo para que possa haver um pouco mais de ética no processo eleitoral.
E fica aqui a sugestão: o fim da obrigatoriedade do voto e a adoção da fidelidade partidária acabariam com a metade dos problemas que ainda existem nesse processo.

Horário diferenciado
O anúncio do novo horário de funcionamento do comércio em Pindamonhangaba parece ter agradado muito a população.
Tenho ouvindo muitos comentários elogiando a iniciativa, principalmente de pessoas que trabalham durante o dia e, agora, vão poder dispor de tempo para fazerem suas compras ? como já acontece em grandes cidades de nosso estado.
Ponto para a Associação Comercial e Industrial do município.

Solenidades
A Câmara de Pindamonhangaba realiza duas solenidades na semana que vem, para as quais me foram encaminhados convites.
Na segunda-feira, dia 14, o vereador Toninho da Farmácia (PV) entrega a medalha Percy Newton de Lacerda César ao locutor esportivo Alarico Correia Leite Filho, durante a sessão ordinária.
Já na quarta-feira, dia 16, acontece a sessão solene em comemoração à Semana Nacional da Família, sob a organização da vereadora Myriam Alckmin (PSDB).

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha jovem jornalista:

Você escreveu:

"""Na semana passada, recebi manifestações de indignação de pessoas que torcem o nariz para Cristovam Buarque, devido à publicação de frase de autoria dele neste espaço."""

De minha parte a indignação não foi dirigida a você, de quem sou fã, assim como também do seu pai, um advogado competente e de honestidade a qualquer prova. Só não sou fã da banda "Panela Furada" porque já não sou tão jovem assim.(rs) A minha indignação foi dirigida ao senador Cristóvan Buarque por estar pregando honestidade, se esquecendo de que o Waldomiro Diniz ( aquele que cobrava propina de 1%) quando seu assessor, no governo do Distrito Federal, foi nomeado pelo José Dirceu presidente da Loterj, donde desencadeou a derrocada dos antigos auto-proclamadores da ética, que lhes era exclusiva.
Abraços.

Powered By Blogger