Fazer um bom currículo ainda é algo difícil para muitas pessoas que estão em busca de uma vaga de trabalho. Há muitos detalhes que devem ser evitados, na hora de criar esse documento e, assim, evitar que ele vá parar na lata do lixo, antes de o recrutador fazer a análise do candidato.
Segundo o coach em desenvolvimento humano, Allan Lopes, a falta de conhecimento para criar um bom currículo acaba fazendo com que muitos profissionais incluam informações desnecessárias, que acabam atrapalhando a organização, a objetividade e a clareza do perfil do candidato.
De acordo com o especialista, há pelo menos quatro informações que não devem ser colocadas no currículo. Isso acontece porque os recrutadores precisam ler os currículos de modo rápido e selecionar os candidatos mais adequados a vaga. "Porém, quanto maior o número de informações desnecessárias em um currículo, mais tempo o recrutador perde para entender seu perfil e isso afeta diretamente seu desempenho do processo", alerta o coach.
O profissional enumerou os quatro itens que mais devem ser evitados, na hora de montar um currículo. Vamos conhecê-los:
1 - Foto
O coach recomenda que as fotos só devem ser colocadas no currículo se o recrutador solicitá-las. "Na grande maioria dos casos, sua aparência é irrelevante para o processo seletivo", orienta.
2 - Número de documentos
Segundo o especialista, números de documentos como RG, CPF, CNH não fazem a menor diferença na seleção. Por isso, não devem ser incluídos, evitando assim que o currículo fique "poluído".
3 - Formações acadêmicas óbvias
Formações como as de ensino médio e fundamental são desnecessárias, quando o candidato já tem nível superior. No entanto, a mesma regra não se aplica para quem tem pós-graduação, já que a área de formação, muitas vezes, é diferente da área de especialização.
4 - Habilidades comportamentais
De acordo com o coach, expressões como “ótimo relacionamento interpessoal”, “facilidade para trabalhar em equipe” ou “grande capacidade de concentração” devem ser evitadas, porque não podem ser comprovadas. Esses itens serão avaliados apenas nas etapas posteriores do processo seletivo.
Orientação gratuita sobre criação de currículos
Mas, além das dicas, é sempre bom que as pessoas possam contar com algum tipo de orientação mais específico. No caso, quem mora em Pindamonhangaba e região vai ter a chance de participar de uma oficina gratuita no próximo sábado (1º).
A equipe do Doutor Currículo & Vagas vai estar no Pátio Office do Shopping Pátio Pinda, das 10 às 18 horas, analisando currículos e passando boas dicas sobre como fazer um bom currículo.
O atendimento, que é gratuito, será por ordem de chegada. Os interessados podem levar seus currículos para análise. Os profissionais da equipe vão passar não só dicas para a construção do documento, mas também sobre como agir em uma entrevista de emprego.
Para mais informações, acesse o site do shopping aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário