A Agência Brasil divulgou uma informação, no mínimo, curiosa nesta quarta-feira, dia 26 de novembro: a criação de um processo seletivo para escolher o secretário municipal de Educação da cidade de Londrina (PR), que comandará a pasta a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Esse tipo de processo seletivo, já consagrado na iniciativa privada, é pioneiro na área de gestão pública e aponta para uma série de questões ligadas à falta de eficiência e eficácia em grande parte dos órgãos públicos.
Segundo a Agência Brasil, as inscrições para concorrer à vaga podem ser feitas até o próximo dia 15 de novembro. Haverá análise do currículo dos candidatos e o processo seletivo será feito em várias etapas, com previsão de escolha do nome até dezembro.
É possível afirmar, com toda certeza, que muito da burocracia que existe em alguns órgãos públicos é fruto da inoperância de uma parte dos profissionais que assumem cargos de confiança sem ao menos dominar a área que gerenciam.
Geralmente, esse tipo de cargo é oferecido em troca de favores políticos e estão condicionados muito mais a “dívidas” de campanha do que propriamente à capacidade de gerenciamento que o ocupante do cargo tem
É lógico que, nos governos, há áreas estratégicas que exigem a contratação de profissionais que, em primeiro lugar, sejam de extrema confiança dos eleitos; porém, há cargos estritamente técnicos que exigem profissionais altamente gabaritados – como é o caso da educação.
Se todos os prefeitos e governadores começassem a pensar na possibilidade de repetir o exemplo da cidade de Londrina, talvez pudéssemos começar a pensar em uma mudança de mentalidade de nossos gestores públicos, a fim de que eles comecem a ter um olhar mais voltado à eficiência do que meramente construir suas equipes com base em indicações de aliados ou em nomes populares nas bases, mas que deixam a desejar no quesito gerenciamento.
Mais uma vez o estado do Paraná sai na frente, quando o assunto é lançamento de produtos ou serviços.
Seria uma ótima ideia dar um ctrl C + ctrl V nessa ideia e passá-la adiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário