Mais árvores, menos calor
Um estudo promovido em São Paulo aponta que a vegetação urbana reduz a necessidade de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado nas residências.
Isso significa que, quanto mais árvores, menor é a sensação térmica de calor e, conseqüentemente, a necessidade de refrigeração do ar diminui.
A pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo, que o plantio de árvores ma artificial. A pesquisa sugere o plantio de árvores de grande porte no sistema viário das cidades, como alternativa ao calor e é baseada em situações vivenciadas na capital paulista.
Cidade de poucas árvores
Apesar de ainda estarmos no inverno, é possível fazer uma analogia entre esse estudo e a cidade de Pindamonhangaba.
Isso porque a média anual das temperaturas passa seguramente dos 20 graus, fazendo jus ao clima sub-tropical quente que caracteriza o município.
Mesmo sendo considerada uma cidade de tamanho médio, que possui inúmeras áreas de preservação ambiental (APAs), não se pode dizer que Pindamonhangaba é arborizada.
Muito pelo contrário. Com exceção de algumas áreas centrais, inúmeros bairros do município deixam a desejar no que diz respeito ao quesito arborização.
A falta de árvores e arbustos, por exemplo, é algo que pode ser identificada facilmente nos bairros, onde o calor torna-se ainda mais forte.
Faltam políticas?
Não é possível afirmar que faltam políticas ambientais para o município, especialmente voltadas à arborização.
Isso porque, recentemente, os solos de Pindamonhangaba receberam o plantio de milhares de mudas de árvores, numa parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
Embora essa ação não seja suficiente para que todos os pontos sejam efetivamente atendidos, isso já é um bom começo.
Vandalismo
Não que em administrações anteriores algo parecido não tenha sido elaborado.
E até foi. Há alguns anos, a cidade recebeu o plantio de inúmeras mudas de árvores, ao longo do perímetro urbano. Era também uma parceria público-privada, igualmente louvável.
Só que, infelizmente, a maior parte (se não todas) das mudas foi covardemente arrancada por vândalos, ou seja: gente que seria beneficiada com o plantio das árvores acabou por destruir não só as futuras árvores, como a estrutura metálica que as protegia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário