terça-feira, maio 27, 2008

Conexão

Jornada de trabalho menor

Representantes de organizações sindicais de todo o país realizam hoje à tarde uma manifestação pela redução da jornada de trabalho.

O manifesto, encabeçado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), propõe a diminuição da jornada das autuais 44 horas semanais para 40 horas. O objetivo dos organizadores é angariar adesões a um abaixo-assinado, que deve servir como base para a elaboração de um projeto de lei de iniciativa popular para a redução da carga horária em todo o país.

A proposta de redução é baseada em parecer do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômico), que vislumbra a criação de dois milhões de novos postos de trabalho com a redução da jornada.

Manifestação em Pindamonhangaba

As manifestações em prol da redução da jornada de trabalho serão realizadas em várias cidades do país, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em Pindamonhangaba, o movimento acontecerá na praça Monsenhor Marcondes, a principal da cidade, com início às 16 horas. Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, que organiza o evento no município, prevêem a realização de atividades durante quatro horas.

Estão marcados para a data show com a banda de forró Di Kandango e a distribuição de panfletos esclarecendo sobre as vantagens da redução da jornada de trabalho no país.

Redução X novos empregos

Acredito que o Dieese tem razão ao prever a geração de novos postos de trabalho como conseqüência da redução da carga horária.

Em minha opinião, isso realmente deve acontecer por causa da tendência de crescimento do país, que vem sendo registrada nos últimos anos.

Com as agências internacionais de análise econômica apontando riscos de investimento cada vez menores no país, a injeção de recursos na economia brasileira tem sido alta.

Outro fator preponderante para o aumento nos investimentos é, sem dúvida, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que, mesmo andando em marcha lenta, tem contribuído para a geração de novos empregos.

Entretanto, na ânsia de atender a crescente demanda de consumidores, algumas empresas vêm trabalhando com a capacidade máxima e muitas vezes fazendo com que seus funcionários trabalhem demais.

Com a redução obrigatória da jornada e a necessidade dessas empresas de honrar seus compromissos com os clientes, elas serão obrigadas a contratar mais. Fato que, por si só, já se traduz como uma excelente opção.

Empório Santa Filomena

Tive o privilégio de participar, na tarde do dia 26, do primeiro dia de funcionamento do Empório Santa Filomena.

A casa, especialmente criada pelos amigos Renata Rabello e Sérgio Aleixo, é a mais nova opção para quem precisava sair de Pindamonhangaba em busca de produtos diferenciados e de extremo bom gosto.

O Empório Santa Filomena comercializa uma vasta linha de produtos alimentícios, incluindo vinhos, congelados, frios, laticínios, pães, doces, entre outras guloseimas.

Um dos diferenciais é, sem dúvida, a carta de vinhos, que engloba 10 nacionalidades. Há também produtos artesanais, itens importados e até tabacaria.

Trata-se, sem dúvida, de uma excelente opção não só para a compra de produtos diferenciados, como também para quem quer curtir uma tarde agradável em um local bem decorado, degustando excelentes petiscos, ou mesmo presentear com as diversas opções de itens comercializados.

Para quem quiser anotar o endereço e conhecer a casa, o Empório Santa Filomena fica na rua Dr. Gustavo de Godoy, 339, próximo à quadra Juca Moreira.

Aproveito a oportunidade parabenizando os proprietários pela belíssima iniciativa da criação do espaço. Sucesso!!!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger