Campanha do Agasalho
Foi aberta ontem, pela manhã, mais uma edição da Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.
Vale ressaltar que se trata de uma iniciativa de fundamental importância para dar calor a quem sente frio, principalmente se levarmos em consideração que o inverno deste ano promete ser bastante rigoroso.
Segundo dados da administração, no ano passado foram arrecadadas 80 mil peças de agasalhos. A meta, em 2008, é ultrapassar a casa das 100 mil unidades.
A campanha, que prossegue até o próximo dia 13 de junho, conta com vários postos de arrecadação, instalados em escolas, supermercados, delegacias, órgãos públicos, agências bancárias e indústrias.
A participação da sociedade organizada é fundamental. Fica feito o convite.
"Atendimento Nota 10"
Não poderíamos deixar de destacar, neste espaço, a implementação do "Programa Atendimento Nota 10 para garçons", que capacitou profissionalmente cerca de 60 participantes na cidade de Ubatuba.
O programa foi realizado pela Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com patrocínio da Coca-Cola Brasil. Os alunos participantes passaram por 40 horas de curso e tiveram acesso a uma programação voltada às práticas e exigências do mercado, inclusive tendo recebido informações sobre os aspectos comportamentais e técnicos da função do garçom.
Na nossa opinião, esse tipo de treinamento é de fundamental importância para a melhoria do atendimento e receptividade nos bares, restaurantes e similares. E a ACIU acertou em cheio ao viabilizar um curso nesses moldes. Não é à toa que já existe previsão para uma segunda edição no próximo semestre.
Atendimento nota zero
Diferentemente dos garçons, atendentes e proprietários de estabelecimentos comerciais que passaram pelo programa, ainda é triste ver que muitos bares, restaurantes e similares pecam pelo atendimento dispensado aos seus clientes. Infelizmente esse não é apenas um "privilégio" da região.
A exceção de alguns restaurantes e bares bem montados na região, onde o atendimento é considerado bom, na maior parte dos locais destinados à prática de refeições e a um happy hour com os amigos observa-se a falta de traquejo dos garçons, a ausência de normas básicas de etiqueta e, principalmente, a consciência de que o cliente deve ser tratado como ser humano, e não como mais um número.
Nesse tipo de situação, o Senac pode ajudar... e muito.
Hemonúcleo de Taubaté
Estivemos em visita ao Hemonúcleo de Taubaté na manhã de ontem. Na oportunidade, pudemos conhecer parte do trabalho realizado para a captação de sangue, quando fomos recebidos, juntamente com a equipe da TV Metropolitana, pela assistente social Sônia Maria de Andrade (responsável pela captação e recrutamento de doadores) e pelo voluntário Luiz Meca, que integra o Rotary Club de Taubaté.
Mais uma vez, foi relatado que os estoques de sangue estão em baixa. Isso porque, devido aos últimos feriados e à queda da temperatura, o número de doadores tende a diminuir. Por isso mesmo, o Hemonúcleo necessita mais do que nunca de voluntários.
Quem estiver interessado em participar doando sangue deve procurar o Centro de Saúde ou hospital mais próximo, ou ir direto ao Hemonúcleo para efetivar a doação. Na edição de amanhã, o Jornal da Cidade vai publicar uma matéria especial sobre o assunto.
Para quem quiser doar sangue, tome nota: o Hemonúcleo de Taubaté fica na avenida Granadeiro Guimarães, 270, no centro.
Enxurrada de CEIs
O ano de 2008 nem chegou à metade e o número de Comissões Especiais de Inquérito (CEI) realizadas pela câmara de Pindamonhangaba é recorde. Foram abertas nada mais do que sete CEIs em 2008. Ao que tudo indica, o trabalho de investigação dos parlamentares parece estar andando rápido, uma vez que dessas cinco já foram concluídas.
Atualmente, encontram-se em andamento duas CEIs, a que apura a retirada de madeira no Parque Municipal do Tabijú e a que investiga a contratação de empresa para a colocação de toldos em escolas municipais, baseada em denúncia formulada por um comerciante.
Sabe-se que o papel básico do Poder Legislativo, além de elaborar leis, é sem promover a devida fiscalização do Executivo. Isso posto, a criação de comissões de investigação é um ato bastante saudável para a transparência do poder público.
Resta saber, porém, se a elaboração de tantas CEIs em um período tão curto de tempo tem alguma relação com o processo eleitoral deste ano. Aguardemos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário