O número de doações de sangue está em baixa no Hemonúcleo de Taubaté. A informação é da assistente social Sônia Maria de Andrade, responsável pela captação e recrutamento de doadores da instituição.
Sônia relaciona o frio como uma das causas na redução do número. Segundo ela, a queda na temperatura e a ocorrência de feriados são alguns fatores que provocam a queda nas doações, que já chega a cerca de 60%.
De acordo com Sônia, a média de doações no Hemonúcleo de Taubaté atinge 1,7% da população, representando a captação de aproximadamente 70 bolsas de sangue por dia. Após o último feriado e as mudanças climáticas, o número de bolsas cai para cerca de 40.
Intensificação da campanha
Sônia afirma que o Hemonúcleo vai intensificar as campanhas de conscientização, devido à queda no número de doações, A entidade está montando um banco de informações cadastrais de todos os doadores que colaboram com a entidade.
Segundo o voluntário Luiz Meca, do Rotary Club de Taubaté, a meta ideal de doadores deve atingir pelo menos 3% da população. Ele acredita esse percentual ainda esteja muito distante do índice atual do Hemonúcleo.
Meca explica que os procedimentos para a doação de sangue são simples. É necessário que o doador preencha um questionário e não seja portador de doenças transmissíveis. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido álcool, comidas gordurosas ou fumado recentemente. “Após a doação, são realizados oito tipos de exames para verificar anomalias”, explica o voluntário.
Outra curiosidade é que 79% das pessoas que doam sangue são homens e apenas 21%, mulheres. O ato de doar sangue também garante abono de ponto no trabalho ao doador, garantido por lei federal de 1950.
De acordo com Meca, esse fato deve motivar a criação de campanhas incentivando a participação feminina. Por perderem sangue todos os meses na dismenorréia, as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano. Também por esse motivo, 21% delas acabam sendo dispensadas no momento da doação. Para homens, o número de doações permitidas anualmente é de quatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário