Frase da semana
"Podemos afirmar que temos o maior programa de tratamento anti-retroviral em todo o mundo, fruto de uma resposta coletiva que envolveu gradualmente vários setores da sociedade brasileira: governo, universidades, igreja e sociedade civil, ao longo de 25 anos".
(Paulo Roberto Teixeira, consultor sênior do Programa Estadual DST/Aids, Secretaria de Estado da Saúde, consultor o Programa das Nações Unidas para Aids, Organização Mundial da Saúde e membro do Comitê Internacional para Aids e Governabilidade na África)
Números da Aids
Apesar dos avanços anunciados pelo consultor do Programa Estadual DST/Aids, Paulo Roberto Teixeira, os números da Aids no Brasil e no mundo ainda são muito grandes. Porém, há de se ressaltar que o trabalho na área de prevenção à doença e o acesso ao tratamento são itens que se mostram eficazes e de maior acesso do que no passado.
Informações divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que o número de casos teve queda de 25% na região Sudeste. Na região Sul, a queda foi de 18,4% e no Centro-Oeste os números estão estáveis. Nas regiões Norte e Nordeste, os casos aumentaram 39,6% e 13%, respectivamente.
Com relação aos números em todo o mundo, hoje são mais de 33 milhões de portadores do Vírus HIV, dos quais 1,6 milhão concentrados na América Latina. Esses dados fazem parte das últimas pesquisas da Onuaids, a agência das Nações Unidas voltada à doença.
Mudança de perfil
No último sábado, dia 1º, foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando foram realizadas inúmeras atividades de conscientização sobre a doença em todo o mundo.
Mesmo que os números estejam caindo no Brasil, dois fatores não podem deixar de serem considerados: o aumento percentual de casos na população acima de 50 anos (tanto homens como mulheres) e no número de heterossexuais com relações estáveis.
Se antigamente o perfil do portadora era formado principalmente por usuários de drogas e pessoas homossexuais ou bissexuais, hoje ele mudou radicalmente.
Radicalmente porque começa a ser formado, basicamente, por pessoas que, aparentemente, parecem ter mais experiência de vida, ou por aquelas que, supostamente por terem relacionamentos estáveis, pensa-se não serem elas tão susceptíveis á contração da doença.
Diante dos fatos, é lamentável afirmar, mas fica a impressão de que a doença chega justamente às pessoas que, talvez por ignorância, pensam que jamais serão acometidas pelo vírus e que, por isso, fazem questão de não se prevenir.
Na região
A secretaria estadual da Saúde também divulgou um balanço com os números de casos da doença em cada município.
Na região do Vale do Paraíba, São José dos Campos é a que aparece melhor rankeada, na 8ª colocação, com 2.052 casos. Taubaté está na 15ª colocação, com 1.432 casos e Jacareí aparece em 23º (904 casos).
Nas cidades da região o número de casos registrados acompanha as tendências da região Sudeste do Brasil, que registrou queda.
Bazar de Natal
Se você está a procura de um presente refinado e exclusivo para oferecer neste Natal, a dica é o Bazar de natal, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de dezembro, no Pensionato Nossa Senhora Aparecida, em Taubaté.
O evento, organizado pelas "arteiras"Maria Luiza Barkett, Lidia Moraes e Ya San Levy, vai mostrar peças de renomadas artistas plásticas, que estarão expondo e vendendo a sua arte.
Entre o material à disposição, as organizadoras da mostra destacam peças em artesanato, para decoração de interiores, bijuterias e semi-jóias exclusivas, linha de banho, livros infantis, além de bolos e panetones.
O Pensionato Nossa Senhora Aparecida fica na Praça Santa Terezinha, 100. O horário para visitação será das 9 às 22 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3632-5251 ou 3026-7125.
10ª Feira de Artesanatos
E, por falar em artesanato e trabalhos manuais, neste domingo, dia 9, acontece a Feira de Artesanatos "A Arte do Povo em Nossas Mãos".
A feira, que já está na décima edição, será realizada no Ginásio da Associação Atlética Ferroviária, devendo contar com a participação de 100 artesãos, vindos de seis cidades diferentes.
Querm prestigiar, além de entrar de graça, vai poder conferir trabalhos artesanais dos mais variados, que incluem bisquits, alimentos, crochê, tricô, cerâmica, entre outras variadas técnicas. É, sem dúvida, uma excelente opção de compras para este Natal.
E, como não poderíamos esquecer, mais uma vez temos a obrigação de parabenizar o casal Adelson e Ana Maria Cavalcante pela iniciativa de organizar esse belo trabalho, onde é destaque a maior concentração de artesãos por metro quadrado da região do Médio Vale.
O evento ainda tem como parceiros a Associação Atlética Ferroviária, que cede suas instalações com o maior prazer, e a Prefeitura Municipal.
Bete Guimarães
Outro evento que promete agitar Pindamonhangaba nesta semana é o lançamento do livro "Recontando a história de uma Princesa".
Escrita pela professora Elisabete Guimarães, que é membro da Academia Pindamonhangabense de Letras e presidente eleita da entidade para o biênio 2008/2009, a
obra já é a sexta da carreira da autora.
O lançamento da obra acontecerá em grande estilo nesta quinta-feira, dia 6, na boate Vinil Rock Bar, com início a partir das 19 horas.
Logo após, haverá show com a banda I´m Sorry.
Um comentário:
Postar um comentário