Mistau reaberto
Um grande marco para a cultura da região será reaberto nesta semana. Trata-se do Museu da Imagem e do Som de Taubaté, o Mistau, que será reinaugurado nesta quinta-feira, dia 29, em cerimônia que acontece às 20 horas.
O evento acontecerá na Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico do município, com apresentação da Orquestra sinfônica Jovem Municipal de Taubaté.
Acervo cultural
O Mistau foi inaugurado 1995, objetivando resgatar a memória iconográfica e sonora da cultura e história não só de Taubaté, como de todo o Vale.
Quem for ao Mistau vai poder conferir fotos, coleta de depoimentos orais e produções diversificadas, tanto em áudio como em vídeo, retratando temas de interesse da nossa cultura.
Para quem quiser conferir, o endereço do Mistau é o seguinte: avenida Tomé Portes Del Rey, 925, Jardim Ana Emília, em Taubaté.
Quase dezembro
O mês de dezembro ainda nem começou e os organizadores do Natal 2007 já começaram a divulgar a programação de final de ano em Pindamonhangaba.
A Associação Comercial do município e a prefeitura realizam, neste sábado, dia 1º, a partir das 20 horas, a chegada do Papai Noel.
O bom velhinho chegará em grande estilo à Praça Monsenhor Marcondes, marcando também o início do horário especial de Natal, em que os estabelecimentos comerciais ficarão abertos até às 22 horas, diariamente.
Além do Papai Noel, o Natal de Pindamonhangaba contará com atrações especiais, tanto no centro da cidade como no Distrito de Moreira César. Serão shows musicais, apresentações artísticas, gincanas, bincos, entre outras atividades.
Quase dezembro II
Em Taubaté, os eventos pré-natalinos começam um pouco mais tarde: dia 5 de dezembro, uma quarta-feira, com a chegada do Papai Noel à rua XV de Novembro, onde será instalada a sua “residência”. O evento, marcado para ter início às 15 horas, vai marcar também o aniversário do município.
Muitos prêmios
E, se o comércio de Taubaté já é marcado pela grande força, a Associação Comercial da cidade parece ter acertado em cheio na estratégia para atrair mais consumidores.
Quem comprar nas lojas conveniadas à entidade, automaticamente estará participando das campanhas promorcionais, que vão oferecer prêmios como televisores de 29 polegadas, DVD Players, computadores, eletrodomésticos, brinquedos e bichinhos de pelúcia, totalizando mais de dois mil prêmios.
No final de dezembro, a entidade ainda vai sortear um televisor de plasma de 42 polegadas entre os consumidores que fizerem comparas nas lojas conveniadas.
A ACIT está de parabéns não só pela promoção, mas pela idéia criativa de divulgar a campanha e conseguir, com êxito, arrebanhar clientes não só de Taubaté como de várias cidades da região.
Progresso à vista?
Por falar em arrebanhar clientes, a possível instalação de um shopping center em Pindamonhangaba é algo que deve proporcionar uma mudança de mentalidade na classe comercial da cidade.
Com a implantação desse centro de compras, o comércio local estaria credenciado a receber clientes de várias cidades da região, aumentando sobremaneira o número de consumidores de fora que já recebe mas que ainda é muito pequeno.
À princípio, a vinda desse shopping pode representar uma ameaça a alguns comerciantes que ainda não se modernizaram e pensam pequeno. Mas é bom ter em mente que Pindamonhangaba é uma cidade em pleno crescimento e, por isso, todos terão o seu lugar ao sol.
Isso posto, pensar na instalação desse empreendimento há uns 15 anos seria tarefa humanamente impossível. Hoje já podemos vislumbrar essa possibilidade.
Excluídos pela esperteza
Em um país onde muita gente ainda fica de olho no que é dos outros (e o que é pior, no que é dos mais humildes), é comum acontecerem pequenas falcatruas para se usufruir daquilo que não lhe é de direito.
No caso do benefício Bolsa Família, considerado o carro-chefe da política social do governo Lula, foi divulgado que 1,5 milhão de famílias não estavam cumprindo as exigências do programa.
Essas exigências, é lógico, dizem respeito à situação econômioca dos assistidos, combinadas com itens como freqüência às escolas.
Entretanto, apenas 14 mil famílias, do montante de mais de 1,5 milhão, tiveram seus benefícios cancelados.
Apesar da pequena porcentagem, o número de cancelamentos aponta para uma fiscalização do programa. Fiscalização essa que se faz duplamente necessária, não só pelas exigências do programa, mas principalmente pela esperteza de alguns, que infelizmente é usada para o mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário