Frase da semana
“Houve um retrocesso importante e gradual nos últimos três anos” (Abrahão Salomão Filho).
A frase acima é do coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e diz respeito à queda no número de doadores de órgãos e tecidos. Esse fato, no mínimo triste, é sem dúvida uma das causas de tantas mortes causadas pela falta de doadores.
Doação de Órgãos
A clínica Nefrovale dá mais um bom exemplo ao promover, pela segunda vez consecutiva, a Semana de Doação de Órgãos e Tecidos de Pindamonhangaba.
O evento será fundamental para esclarecer dúvidas e derrubar tabus sobre o tema, já que contará com palestras ministradas por especialistas da área.
As atividades serão realizadas entre hoje a amanhã, e terão o envolvimento de profissionais de saúde, autoridades públicas, representantes da área de educação e alunos dos cursos de saúde da Fapi – Faculdade de Pindamonhangaba.
O evento tem apoio da Revista Impacto Regional, Fapi, Clínica Próspero, Laboratório Biocentro, Aprev e Clínica Santa Luzia.
Ao apoiarem a campanha, essas entidades demonstram sensibilidade e preocupação com um tema de real complexidade, que ainda é novidade para muitas pessoas.
Real complexidade
O tema doação de órgãos e tecidos deve ser considerado como de alta complexidade. Isso porque ainda há muito o que se fazer para que a realização de transplantes seja garantida a todos os pacientes que necessitam.
Para se ter uma idéia, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) aponta que o número de doações no Brasil atinge menos de 25% das pessoas que estão na fila de espera por um órgão ou tecido.
A entidade possui dados ainda mais preocupantes. A adesão de doadores vem caindo a cada ano que passa. Em 2004, por exemplo, a taxa de doadores era de 7,3 por milhão. No ano seguinte, o índice caiu para 6,4 e, em 2006, era de apenas 6 por milhão.
Enquanto milhares de pessoas morrem esperando por um transplante, o número de cirurgias dessa natureza no Brasil ainda é pequeno: 17 mil por ano. Muito pouco para atender as mais de 70 mil pessoas que aguardam nas filas.
Moral da história: ainda há muito o que se fazer para aumentar o número de doadores em nosso país.
Nova opção
Será inaugurado no próximo dia 7 de outubro, em Moreira César, o Milk Shake Bar Mix.
A casa será mais uma opção de lazer para os moradores do Distrito de Moreira César e região, que muitas vezes precisam se deslocar até outras cidades para desfrutar de ritmos diferentes.
A inauguração será marcada pela participação do músico Kene, da banda A Tropa, e da discotecagem com o melhor de todos os ritmos.
O Milk Shake Bar Mix fica na avenida Washinton Luiz, 2050 (sentido Moreira César), logo após a rotatória de acesso ao bairro Terra dos Ipês II.
A balada de inauguração está marcada para começar as 20 horas, e os ingressos vão custar R$ 5,00.
Teatro gratuito
Ainda falando sobre diversão, no primeiro sábado de outubro (dia 6) acontece em Pindamonhangaba a apresentação da peça Espalhando Sonhos, com o grupo Cia. Seres de Luz.
Além de trazer diversão garantida às crianças da cidade, o evento é totalmente gratuito e aberto à toda população.
O espetáculo será encenado na praça Monsenhor Marcondes, a partir das 10 horas, e terá como destaque a utilização de atores e bonecos em tamanho natural, que vão contar muitas histórias para as crianças.
O evento é uma realização da empresa Aços Villares, com apoio do Departamento de Cultura do município.
Pesquisa interessante
Está circulando no site da Polícia Militar do estado de São Paulo uma pesquisa bastante interessante. O levantamento mostra a opinião dos internautas a respeito da instituição.
O curioso da pesquisa é que as opiniões estão bastante equilibradas, com ligeira vantagem para as pessoas que consideram bom o trabalho da PM: 50,76%.
Em compensação, 31,84% dos participantes julgam como ruim o trabalho dos policiais. Consideram regular 14,82% dos entrevistados e apenas 2,58% não possuem opinião formada a respeito.
Apesar de não servirem como parâmetro para medir a eficiência dos serviços, já que a Internet atinge pequena parcela da população, os números em questão podem demonstrar que o trabalho da PM tem melhorado gradativamente.


Nenhum comentário:
Postar um comentário