segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Marcos Aurélio Villardi fala sobre ginecologia e saúde

O médico ginecologista e diretor-financeiro da Unimed de Pindamonhangaba, Marcos Aurélio Villardi, nos concedeu uma entrevista bastante útil e elucidativa.
Ele abordou temas como o trabalho da Unimed, a pílula do dia seguinte, prevenção contra o câncer ginecológico, doenças sexualmente transmissíveis e passou dicas que podem ser úteis no carnaval, época em que o índice de relações sexuais aumenta de maneira considerável.
A leitura desse material é de fácil compreensão e, por isso, vale a pena conferir...

Esta blogueira entrevistando o ginecologista Marcos Aurélio Villardi

Qual a vantagem, hoje em dia, de se ter um plano de saúde?
A vantagem de se ter um plano de saúde é a maior facilidade de você estar agendando consultas e outros procedimentos, como exames de laboratórios, raio-x, exames mais completos, e um maior conforto na hora de uma internação ou tratamento hospitalar.

Quais as facilidades oferecidas às pessoas que pretendem se conveniar à Unimed?
A principal facilidade é que a gente oferece vários tipos de planos. Então, a pessoa pode escolher o que se adapta melhor ao que ela pretende e ao custo também.

Então existe um tipo de plano para cada tipo de bolso, digamos...
Com certeza. Hoje os planos têm que ser bastante abrangentes. Então há variações de preços e existem planos locais, planos regionais, planos com internação em enfermaria, ou quarto particular, com uma participação do usuário na hora da consulta, ou sem participação. Então a pessoa pode analisar e ver o que se adapta melhor a ela.

Vamos falar um pouco sobre ginecologia... Quais são as doenças, hoje em dia, contra as quais as mulheres mais devem se precaver? Hoje está se batendo muito na tecla da prevenção. Então a prevenção do câncer do colo uterino e a prevenção ao câncer de mama são as mais importantes, em termos de mortalidade da mulher. Ela tem sempre que estar fazendo o exame preventivo do câncer ginecológico, fazendo o auto-exame das mamas e, depois dos 40, fazendo a mamografia, pelo menos uma vez a cada dois anos.

Qual a idade mínima para a mulher começar a fazer os exames ginecológicos?
Eu acredito que a partir do momento que ela começa a ter uma vida sexual ativa. Não tem uma idade mínima. Hoje em dia é tão precoce. A vida sexual começa bem cedo e, a partir desse momento, tem que começar a se prevenir, principalmente contra o câncer de colo de útero.

O senhor tocou no ponto da precocidade. Hoje existem muitas meninas que estão engravidando e até contraindo doenças sexualmente transmissíveis. Qual o conselho que o senhor daria, como médico, para essas meninas? Toda vez que a menina resolve começar a sua vida sexual, ela tem que estar procurando a orientação de um médico ginecologista sobre prevenção de doenças e prevenção de gravidez.

Voltando à questão das DST e Aids, o Carnaval é um momento propício para a proliferação dessas doenças. Qual a indicação do senhor para as pessoas se precaverem contra doenças e possível gravidez? A única coisa que a gente pode sugerir é usar camisinha. Porque a única prevenção que você tem contra doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha durante a relação sexual.

O senhor acha que o uso do preservativo está bem difundido ou ainda existe certa resistência? Eu acredito que o governo faz uma campanha legal em cima do uso de preservativos. Inclusive, a própria Unimed vai estar lançando uma campanha de carnaval com o uso de outdoors falando sobre a prevenção de doenças.

Agora vamos falar um pouco sobre a pílula do dia seguinte. Existe até projeto na cidade para proibir a distribuição na rede pública. Até que ponto esse medicamento é prejudicial ao corpo humano? A prefeitura está certa em distribuir a pílula do dia seguinte. Agora é um método que a pessoa não pode usar como rotina. Se ela usar toda vez pode complicar a parte hormonal da mulher. Agora, se estourou uma camisinha, ou aconteceu uma relação sem se estar esperando, é um método válido; mas não pode ser usado como rotina.

Agora com relação ao uso de contraceptivo oral, muitas pessoas dizem que o uso prolongado desse tipo de medicamento pode causar doenças como a trombose. É aconselhável usar de maneira contínua?
O uso tem que ser acompanhado por um ginecologista. Hoje, os anticoncepcionais mais modernos possuem uma baixa dosagem de hormônio e, realmente, os efeitos colaterais são mínimos. Mas, as pessoas que têm tendência a problemas vasculares, como você falou, precisam ser acompanhadas se forem usar. E esse medicamento é contra-indicado para pessoas que já tenham problemas vasculares.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger