quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Conexão

Frase da semana
"Ele afirmou que o aeroporto de São José é uma boa alternativa" ( Riugi Kojima). A frase foi pronunciada pelo vice-prefeito de São José dos Campos, Riugi Kojima, após encontro com o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, em que foi discutida a utilização do aeroporto joseense como alternativa para conter a demanda em Cumbica e Congonhas.
Como informação complementar, é importante lembrar que o aeroporto de São José dos Campos possui capacidade de atendimento a 90 mil passageiros por ano, o que representa 220 mil pousos e decolagens. Em 2006, o terminal recebeu 29.745 passageiros e movimentou 21.030 toneladas de cargas – fato que estaria interessando a Infraero em fazer um acordo com aquele município, já que existe demanda de sobra para isso, inclusive no que diz respeito ao transporte de carga.
Agora fica a pergunta: estando São José dos Campos tão próximo de São Paulo e já dispondo de infra-estrutura pronta, ainda existe interesse em investir em Pindamonhangaba para a construção de um terminal de cargas? Com a palavra, a Infraero...

Polêmica
A polêmica sobre a localização do novo prédio do Legislativo continua dividindo vereadores, população e a comunidade em geral.
O presidente do legislativo, Jânio Ardito Lerario, afirma com veemência que irá retomar as obras, iniciadas na gestão do então vereador Inaldo Soares de Freitas.
Na ocasião, foram gastos R$ 350 mil em serviços como terraplanagem e nivelação do terreno, ou seja: dinheiro pago com o suor do povo.
Considerando o que já foi gasto, nada mais justo do que proceder a retomada dos serviços, principalmente porque já existe, inclusive, uma estrutura que permitirá o reinício imediato das obras.
Outro fato relevante: justificar a não retomada do projeto por causa da distância do local da obra é o mesmo que chover no molhado. Seja construída a câmara na região central ou em qualquer bairro periférico, a necessidade de se utilizar condução para chegar ao local será praticamente a mesma.
Isso posto, o importante é não deixar que esses R$ 350 mil escoem pelo ralo, retomando o quanto antes os serviços. Melhor do que partir do zero em outro terreno e gastar os mesmos valores (ou até mais) só em infra-estrutura.

Transporte público
Até agora só se falou bem da empresa Viva Pinda, que assumiu o setor de transportes coletivos no ano passado.
A empresa chegou com uma frota totalmente renovada, serviços personalizados e som ambiente, agradando em cheio os usuários.
Agora fica a pergunta: após o anúncio de implantação de catracas eletrônicas em 39 ônibus, será mesmo que não haverá demissão de cobradores?
Embora a direção da empresa tente provar o contrário, a maior parte das concessionárias que implantam o sistema acabam fazendo demissões.
Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, a partir do mês de março...

Cuidado
É preciso ter bastante cuidado nos dias que antecedem e, principalmente, nos dias de carnaval.
A ânsia dos foliões em se divertir e curtir é muito grande, mas acaba esbarrando em questões de alto risco, como o sexo inseguro e o abuso das drogas, sejam elas sintéticas ou “naturais”.
Já que o carnaval deixa os instintos de muitas pessoas “à flor da pele”, é importante utilizar sempre o preservativo e evitar o uso de álcool e drogas – pelo menos quando se estiver dirigindo.
Só essas duas dicas já são o suficiente para evitar a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, a disseminação de brigas e a ocorrência de acidentes de trânsito.
No carnaval, a diversão é importantíssima; mas o fundamental, mesmo, é se precaver e evitar confusão.

Esse sabe das coisas
Como bom mineiro que é, o governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) está pensando nas eleições de 2010 com cautela.
Pré-candidato ao Planalto, Aécio selou um pacto com o também governador José Serra, que pleiteia a vaga entre os tucanos.
Aécio sabe que, se levar a frente picuinhas políticas e disputas internas encabeçadas por correligionários, o máximo que conseguirá é um grande desgaste de seu partido e do candidato, seja ele quem for.
Aécio e Serra prometeram que só falarão em eleições a partir de 2008, quando acontece a sucessão nos municípios. Enquanto isso, vão trabalhar para conter a artilharia entre partidários, trocar gentilezas explicitamente e manter o diálogo.
Ao que tudo indica, a trégua será muito boa para o PSDB. Mas uma coisa é certa: além da preferência de 80% dos mineiros (um dos maiores colégios eleitorais do país), Aécio Neves é herdeiro de um dos políticos mais espertos (e também carismáticos) que este Brasil já teve: Tancredo de Almeida Neves.

Este material é publicado às quartas-feiras pelo Jornal da Cidade de Pindamonhangaba


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Deni, tudo certo? :)

Seguinte Deni, eu tenho um servidor com muito espaço e com o Wordpress ( o melhor sistema de blog da atualidade ) e gostaria de saber se você tem interesse em colocar seu blog aqui comigo, pois acho que você é uma ótima blogueira e atrai um público interessante.

Pense a respeito :) , abraços.

Anônimo disse...

Se a empresa de ônibus local colocar catracas eletrônicas e despedir os cobradores, a tarifa de ônibus para a população vai baixar?

Powered By Blogger