terça-feira, novembro 14, 2006

Embras mantém programas de responsabilidade social


Nas fotos: entrega de brinquedos a pessoas carentes; evento da ADC Embras e visitas escolares

Em tempos de crise, a responsabilidade social tem sido assumida cada vez mais pela iniciativa privada. Grande parte das empresas tem procurado adotar ações politicamente corretas, comprometendo-se com o meio ambiente, com os valores éticos e sociais.
A Embras, empresa de Pindamonhangaba que produz softwares para gestão pública, também está comprometida com esses valores e, por isso, já implantou alguns programas de responsabilidade social, que têm beneficiado a comunidade e seus colaboradores.
Uma das mais novas ações é o projeto Seleção de Talentos, que teve início neste ano. O programa é um processo seletivo totalmente aberto à comunidade, que disponibilizou treinamento diferenciado e um curso de Administração Pública, Informática e Banco de Dados, em parceria com a FAPI ? Faculdade de Pindamonhangaba.
Além de promover conhecimentos nas áreas de informática e administração pública aos alunos inscritos, o projeto foi responsável pelo aproveitamento de mão de obra na empresa.
Também foi iniciado em 2006 o programa de visitas escolares. Por meio desse projeto, a Embras fica totalmente aberta às escolas e estudantes interessados em conhecer o funcionamento da empresa.
Este ano, 120 alunos visitaram a sede da Embras, todos eles do curso de Técnico em Informática da Escola Técnica Estadual João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba. No ano que vem, a intenção é intensificar o projeto, abrindo campo para a presença de alunos de outros municípios.
Meio ambiente
Outra novidade implantada neste ano foi o programa de reciclagem do lixo limpo. O projeto, que tem como público-alvo os colaboradores da empresa, foca a preservação ambiental e o auxílio a cidadãos comuns que enfrentam dificuldades financeiras.
O funcionamento compreende a coleta de todo o lixo limpo produzido: folhas de papel, papelão, copos plásticos, embalagens plásticas, metais e vidro. Todo o material é separado, devidamente acondicionado e depois doado a cidadãos carentes que vivem da coleta seletiva.
Incentivo à cultura
Buscando incentivar artistas plásticos locais, a Embras inaugurou seu espaço cultural em março deste ano. O espaço foi aberto com a exposição de Andréia Zeppelin, especialista em painéis. Além das obras no espaço, existe a exibição constante de peças nas instalações internas da empresa e na parte externa do prédio da Embras.
No ano que vem, o projeto deve ser renovado por meio de uma parceria com o poder público, para ampliar o número de artistas beneficiados.
Projeto social
Já é prática comum na Embras a mobilização para a doação de brinquedos a crianças carentes.
Esse tipo de ação vem sendo adotado há alguns anos, tendo beneficiado comunidades de municípios onde a Embras funcionou, como Taubaté e Pindamonhangaba.
Para 2006, a Embras está preparando um grande evento que será realizado em prol de uma região carente do município de Pindamonhangaba, e que contará com a participação de seus colaboradores diretos e indiretos.
Inventivo ao esporte
A Embras também possui a Associação Desportiva Classista (ADC), que é uma sociedade sem fins lucrativos promotora de eventos esportivos, ambientais, sociais e culturais, que estimulam a participação dos sócios e a integração com a comunidade.
A ADC mantém um time de futebol que participa constantemente de jogos com equipes de câmaras, prefeituras e empresas do município e região. O objetivo desse trabalho é a integração com a comunidade e o estímulo ao desporto.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger