quarta-feira, outubro 04, 2006

Conexão

Frase da semana
"Um laboratório produz remédios, mas o que a indústria farmacêutica vende mesmo é confiança (...). A rigor, pessoas físicas e jurídicas não vendem produtos ou serviços. Vendem confiança" (Mário Rosa). Essa tônica do jornalista Mário Rosa pode ser aplicada para todos os setores da vida humana, principalmente no que diz respeito à política.

Acervo cultural
Estive na sede da Visual Produções, na noite do último dia 30, quando aconteceu o encerramento da mostra de fotos de casamentos, com material do acervo pessoal de Eduardo Salles.
Após a bela exposição, Ana Maria e Adelson Cavalcante, proprietários do espaço, receberam-me para um bate-papo.
O destaque do proveitoso encontro foi a coleção de peças antigas, totalizando 100 unidades, entre projetores de vídeo, máquinas fotográficas, filmadoras e até uma raríssima máquina lambe-lambe, que a coqueluche dos fotógrafos no século passado.
A coleção do casal é, sem dúvida, um verdadeiro acervo com raridades que fizeram parte da história da indústria de entretenimento e que ficarão preservadas para as futuras gerações.

Cultura preservada
Por falar em preservação, na semana passada também visitei o departamento de Cultura, coordenado pelo dinâmico Paulo Tarcízio Marcondes.
Na oportunidade, o diretor falou sobre o curso de capacitação para monitores que trabalharão no projeto de visitação ao Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
O evento aconteceu na semana passada, com a participação de 27 pessoas, das quais 10 atuarão como monitores, numa ação que busca a preservação das raízes culturais de nosso município.
Os alunos tiveram aulas sobre patrimônio cultural, teorias de preservação, períodos da arquitetura brasileira e a restauração do Palacete Visconde da Palmeira.

Eleições 2006
O saldo das eleições 2006 foi mais positivo do que negativo para o Vale do Paraíba e região. No último pleito, a região havia elegido seis representantes para as esferas estadual e federal. Hoje, este número pulou para sete, dos quais três serão empossados deputados federais e quatro, estaduais.
Se formos analisar o pleito sob o ponto de vista representativo, a região do Litoral Norte terá dois representantes na Assembléia Legislativa: o ex-prefeito de Caraguatatuba Antônio Carlos (PSDB) e o comerciante do ramo de quiosques Mozart Russomano, do PP (primo de Celso Russomano). O litoral também ficará com uma cadeira na Câmara Federal, conquistada pelo polêmico Clodovil Hernandes (PTC), que mora em Ubatuba.
Já o Padre Afonso Lobato (PV), de Taubaté, será o único representante do Médio Vale do Paraíba na Assembléia e Carlinhos Almeida (PT), reeleito, continuará representando São José dos Campos e região como deputado estadual.
Também foi reeleito o deputado federal Marcelo Ortiz (PV), de Guaratinguetá. E, para completar a lista, o destaque é, sem dúvida, o ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB), que representará o Vale na Câmara Federal com o status de ter sido o candidato mais votado do interior.

Pinda e Taubaté
Em Pindamonhangaba, as eleições marcaram o fortalecimento de duas grandes forças políticas na cidade: o vereador Felipe César (PDT), que obteve 18.175 votos, e o vereador José Carlos Gomes ? Cal (PTB), atingindo a marca de 26.388 votos. Daqui a dois anos eles terão condições de disputar eleições majoritárias, ou mesmo, compor com outros candidatos.
Já o ex-prefeito Antônio Mário Ortiz (PFL) mostrou que está bem vivo ao conquistar 44.779 votos para a Assembléia Legislativa, dos quais 31.082 foram depositados nas urnas de Taubaté. Isso pode credenciá-lo como forte candidato a prefeito em 2010.
Com relação a Ary Kara, o mesmo não pode ser dito, apesar dos expressivos 52.453 votos conquistados para a Câmara Federal. O problema é que apenas 8.237 destes foram sufragados em Taubaté. É um caso para se pensar...

Nenhum comentário:

Powered By Blogger