A equipe de patinadores mirins brasilienses comandada pela treinadora Cecília Maria Simplício, a Tuka Reichert, mais uma vez foi sucesso nos EUA. Dessa vez na 8ª Annual Kids Sprint, a prova infanto-juvenil da 11ª Northshore In line Marathon da cidade de Duluth, realizada no último dia 15.
Os atletas Emerson Vieira e Tiago da Silva, de 10 e 9 anos respectivamente, foram campeões em suas categorias, nas provas de curta distância. Também em curta distância, a atleta na Gabriela Neres sagrou-se vice-campeã na categoria feminina de 10 a 11 anos de idade.
Além de se dar muito bem nesse tipo de prova, o atleta Emerson obteve excelente classificação na meia maratona, ocupando o top 10 na categoria de 11 a 17 anos.
O atleta fez o percurso de 21 quilômetros 54 minutos e 21segundos, obtendo a sétima colocação em sua categoria e em 32º na classificação geral. Ele disputou a prova em meio a mais de mil participantes. "Estar no TOP 10, de uma meia maratona internacional, com patins e rodas de passeio, não e para qualquer um", disse a técnica da equipe, Tuka Reichert.
Segundo ela, as dificuldades enfrentadas pela equipe brasileira foram além da falta de recursos. Às 5h20 da manhã do dia 16, uma garoa fria, por volta de sete graus, incomodou quem levantou às 4 horas para estar no ponto de recepção dos ônibus que levariam à largada da prova de meia maratona, iniciada às 6h45, em meio a um vento muito frio.
O patinador Emerson, apesar de estar acostumado a treinar em longas distancias nas madrugadas de Brasília, estranhou o frio úmido mas não esmoreceu. O tempo que fez foi bem melhor o da última competição da qual participou: seis minutos a menos.
Dificuldades
A cerimônia de premiação dos atletas aconteceu no dia 16, com grande reconhecimento dos atletas mirins brasileiros.
De acordo com a treinadora, as dificuldades foram grandes e, novamente, ela contou com o auxílio de algumas pessoas para que o grupo pudesse participar da competição. "Operários brasileiros que residem nos EUA contribuíram para que este sonho fosse possível. Apesar de não terem conseguido estar pessoalmente na torcida, festejam conosco essa grande vitória", disse.
Os fundos para a viagem a Duluth foram angariados por meio de uma campanha realizada pela técnica da equipe, que tem buscado apoio dos órgãos de imprensa para a divulgação e financeiro junto à sociedade civil.
Recentemente, Emerson e Tiago foram campeões da 15ª Maratona de Patins de Nova York, realizada em agosto, elevando o nome do Brasil e superando países que possuem muito mais tradição nesse esporte.
Na ocasião, chegar aos EUA só foi possível graças à persistência da técnica e dos atletas mirins, que conseguiram uma contribuição de R$ 3 mil da Poupex (Fundação Habitacional do Exército), e o pagamento das despesas de hospedagem pela Igreja de Cristo de Sobradinho (DF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário