quarta-feira, setembro 06, 2006

Alunos do Instituto consolidam programa de visitas à Embras

A presença de mais 40 alunos da ETE João Gomes Araújo (antigo Instituto de Educação de Pindamonhangaba) às instalações da Embras.net, na tarde do dia 5, consolidou o programa de visitas de estudantes à empresa, iniciado há duas semanas.
Os alunos do 2º ciclo do curso de Técnico em Informática da instituição conheceram a Embras divididos em duas turmas. Eles fizeram a visita acompanhados pelos professores Élson, Maria Regina Gonçalves, Iara Maria Gonçalves e foram recepcionados pela equipe de trabalhos do projeto, composta pelo Gerente de Desenvolvimento Web, Márcio Renoldi, pelo Gerente de Requisitos, Matheus Tavares, pelo Gerente de Contratos, Franciso de Assis Moura Vieira, pelo publicitário Nitai Garcia Fernandes e pela jornalista Deniele Simões.
A professora Maria Regina Gonçalves elogiou o tratamento dispensado aos alunos e o nível da apresentação. "Nem no Inpe eles foram tão bem tratados assim", disse.
Segundo a jornalista Deniele Simões, que fez a recepção aos alunos, a troca de informações entre a equipe de técnicos da Embras, os estudantes e professores é salutar. "Eles podem aprender um pouco sobre o funcionamento do mercado de trabalho na área. Aliás, o quanto antes essas informações forem passadas a eles melhor, porque o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, futuramente, quem sabe alguns desses alunos poderão trabalhar aqui conosco".
A professora Iara Maria Gonçalves disse que sente falta de empresas que estejam dispostas a abrir suas portas para mostrarem como funcionam para estudantes e outros segmentos da comunidade. "Se todas fossem assim como a Embras, a situação poderia ser diferente", justificou.
De acordo com o superintendente da Embras, Benedito Moreira Bombo Júnior, a intenção, com essas visitas, é mesmo a de se aproximar da comunidade. "Estamos de portas abertas para receber estudantes da cidade para trocar conhecimentos e também para participar de eventos estudantis e empresariais de nossa região", explicou.
Números e aplicativos
Além de receberem informações sobre o perfil da mão de obra utilizada pela empresa, as linguagens e softwares utilizados, os alunos tiveram explanações sobre informática aplicada à administração pública, podendo conhecer a metodologia do SIAP - Sistemas Integrados para Administração Pública.
O SIAP é formado por módulos com bancos de dados integrados para atendimento às áreas legislativa, financeira, de materiais, administrativa, de arrecadação, de saúde, seguridade social, Internet, educação, geoprocessamento e recursos humanos.
Outro dado importante foi a expansão da empresa. Entre 2002 e 2006, houve um crescimento de 160% na Embras, sendo que o número de funcionários saltou de 16 para 80.
Segundo o gerente Francisco Vieira, entre inúmeras empresas que trabalham no segmento de softwares para gestão pública, o diferencial da Embras é justamente oferecer um bom aplicativo com suporte técnico absoluto, para que o usuário nunca fique sem solução.
A empresa desenvolve ferramentas capazes de gerenciar um município, de forma mais ágil e eficaz, objetivando o aprimoramento no atendimento ao cidadão.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger