Não é segredo pra ninguém que adoro Blondie. Aliás, um som tipicamente do final da década de 1970, que se confunde com o punk rock e era intitulado new wave.
Há pouco tempo, ouvindo o disco Eat to the Beat (aliás, o melhor da banda, até hoje, na minha modesta e sensível opinião), descobri que a Debbie Harry, até pelo fato de ser mais velha do que os demais integrantes da banda, fazia umas incursões por uns sons meio que antigos.
Não é à toa que neste disco tem cover de David Bowie, Johnny Cash e até do Four Tops – um daqueles grupos de soul music, na época em que a gravadora Motown era referência nesse tipo de som e, por isso mesmo, estava na crista da onda.
A música, em questão, é Seven Rooms of Gloom. Uma música com a letra cheia de romantismo, mas que na interpretação da Blondie parecia mais uma daquelas canções dos Ramones, mas com o vocal feminino, que, embora estivessem falando de amor, soava como trilha de "Rock´n´roll high School".
Mas, pelo que percebi da letra (sem ler, é lógico), deduzi que não se tratava disso e fui atrás do original. Descobri o Four Tops.
Esse tipo de som é difícil de encontrar aqui no Brasil. Talvez lá no centro velho de SP, mas evidentemente que não tenho tempo para isso.
Então, recorri ao bom e velho download. Baixei o tal hit. E, que diferença.
Soul, alma, emoção pura.
Tentei encontrar mais alguns hits daquela coletânea da Motown e acabei garimpando "How Sweet It Is (To Be Loved By You) – Como é doce ser amado por você.
Como de praxe, essas músicas que a gente baixa via net vêm com os créditos todos trocados. E, só pouco tempo depois fui perceber que a música era do grande Mavin Gaye.
Gaye, que eu conhecia apenas de What´s Going On e Sexual Heraling - sons que se popularizariam nos anos 80.
Que paulada! O som era demais. E, por ser melhor que o original, descobrir se tratar ser uma daquelas músicas do tipo das que se popularizaram na voz de Ray Charles, por exemplo. Tempos em que - pra variar - eu gostaria muito de ter vivido para prestigiar música da melhor qualidade. Soul music norte-americana das boas e muito diferente do que a gente costuma ouvir hoje por aí. (Em tempo: essa é a cultura que os americanos têm... a única, por sinal... e ditada pelo povo pobre da época)
Não desmerecendo Blondie, minha banda predileta dos anos 70 – época em que também gostaria de ter vivido (embora tenha nascido em 74 e, por isso mesmo, não vi nada de legal do que ocorreu, na ocasião) – mas o Marvin Gaye é "duca". Definitivamente, não conhecia esse som e literalmente pirei.
Um som de 1964, daqueles raos de se ouvir hoje em dia, que traz poesia da melhor qualidade em sincronia com um ritmo dançante, alucinante.
Deixo o vídeo....
E a letra...
How Sweet It Is (To Be Loved By You)
How sweet it is to be loved by you
How sweet it is to be loved by you
I needed the shelter of someone's arms and there you were
I needed someone to understand my ups and downs and there you were
With sweet love and devotion
Deeply touching my emotion
I want to stop and thank you baby
I just want to stop and thank you baby
I close my eyes at night
Wondering where would I be without you in my life
Everything I did was just a bore
Everywhere I went it seems I'd been there before
But you brighten up for me all of my days
With a love so sweet in so many ways
I want to stop and thank you baby
I just want to stop and thank you baby
You were better for me than I was for myself
For me, there's you and there ain't nobody else
I want to stop and thank you baby
I just want to stop and thank you baby
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