segunda-feira, janeiro 11, 2010

Com mais de um ano de atraso, Poupatempo é inaugurado em Taubaté

Serra desconversou sobre atraso do cronograma, durante coletiva com a imprensa


Depois de mais de um ano de atraso na entrega das obras e problemas na licitação, a população de Taubaté recebeu nesta segunda-feira (11), a unidade do Poupatempo - serviço do governo do Estado que visa facilitar o acesso ao público a emissão de documentos e serviços diversos.

O posto, que deveria ter sido entregue no final de 2008, foi inaugurado oficialmente no início da tarde, com a presença do governador José Serra (PSDB), do prefeito Roberto Peixoto (PMDB), secretários de Estado, deputados e lideranças políticas da região.

Instalado no complexo Shibata, o Poupatempo tem modelo enxuto em relação à unidade de São José dos Campos. A expectativa de atendimento diário é de 2,7 mil pessoas e de 60 mil por mês, que terão acesso a mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos.

O posto de Taubaté é o segundo da região e apresenta algumas vantagens em relação ao de São José, que é a otimização dos serviços por meio de um sistema que monitora o tempo de atendimento ao cidadão. Além disso, os terminais eletrônicos para pagamento de taxas oferecem a opção de pagamento com cartões de débito, eliminando a necessidade de o cidadão passar pelo banco.

O secretário de Gestão, Sidney Beraldo, salientou que a unidade está preparada para atender usuários de 10 municípios da macro-região de Taubaté e que a inauguração faz parte do plano de expansão do serviço. A intenção é chegar a 32 postos até o final de 2010, possibilitando atendimento a 140 mil pessoas por dia. O posto aberto hoje é o 16º existente no Estado.
Posto conta com atendimento monitorado e oferece opção de pagamento com cartões


Atrasos no conograma
Pelo cronograma de implantação, o posto deveria ser inaugurado no final de 2008. O imóvel, cedido pelo grupo Shibata, foi colocado à disposição do governo em março de 2008. Na coletiva com a imprensa da região, o governador José Serra não quis falar sobre os motivos do atraso. "Ainda bem que nós estamos inaugurando hoje. Normal, normal. Nós estamos inaugurando hoje e isso é a coisa mais importante que tem", desconversou.

O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) esclareceu que o atraso foi ocasionado por problemas na licitação. Segundo o parlamentar, o primeiro leilão fracassou, em função dos altos valores, que não foram aceitos pelo Estado. "Então, se promoveu um novo leilão, que teve sucesso, mas a segunda empresa que participou desse leilão recorreu, aí houve todo esse atraso", declarou.

Mesmo assim, Lobato considera que as obras de adequação da estrutura foram executadas de maneira rápida, com duração de cerca de três meses e meio - prazo considerado normal para a montagem desse tipo de estrutura.

Trabalho de parceria
Serra considerou que a implantação do posto na cidade é fruto de um trabalho de parceria. O prefeito Roberto Peixoto lembrou que a população também foi parceira na viabilização do projeto. "É uma conquistaq do povo, de todos os taubbateanos, que traz grande esperança para todos", disse.

Lobato explicou que a implantação do Poupatempo foi impulsionada por um abaixo-assinado com mais de 200 mil adesões, solicitando a implantação do benefício para a cidade. Na época, o documento tomou força porque as unidades do programa só podiam ser implantadas em cidades com mais de 500 mil habitantes. "É uma conquista do povo de Taubaté, desse povo que acreditou e ajudou", completou o parlamentar.

Funcionamento
O posto de Taubaté do programa conta com uma equipe de 85 funcionários, entre servidores públicos, administração indireta, contratados e serviço de apoio. De acordo com o secretário de Gestão, o Estado investirá R$ 23 milhões, nos próximos cinco anos, para custear os serviços de implantação e manutenção do prédio.

O atendimento à população acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo, na central 0800 772 36 33.

Imagens: Lucas Lacaz Ruiz /A13

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses tucanos não tomam jeito mesmo

Powered By Blogger