Lair Ribeiro: 30 anos de experiência em técnicas para aprimoramento da inteligência humana |
Com mais de 30 anos de experiência, o médico e palestrante Lair Ribeiro se consolidou com a principal liderança quando o assunto está relacionado a treinamentos e palestras voltados para exercitar a inteligência humana।
O palestrante, que é um dos mais requisitados do país, atendeu a imprensa na tarde desta quinta-feira (26), em Pindamonhangaba, onde logo mais às 19h30 ministrará uma palestra voltada a empresários, comerciários e prestadores de serviços.
Num papo que durou pouco mais de 15 minutos, Lair Ribeiro falou sobre o conteúdo das palestras que ministra pelo Brasil e fez uma análise da atual conjuntura econômica e de como o ser humano deve se comportar para se adaptar às mudanças constantes que o mundo sofre.
Na palestra de hoje, o médico passará dicas importantes sobre como aumentar a inteligência das pessoas. Na avaliação dele, 85% da inteligência humana são adquiridos ao longo da vida. Os outros 15% são herdados de nossos antepassados.
A prova maior disso é o físico Albert Einsten, que foi considerado pela revista Time o homem mais inteligente do século XX. “Imagine, por um segundo, se ele não tivesse aprendido a ler ou escrever. Como é que iria ser considerado o homem mais inteligente do mundo? Nós crescemos a nossa inteligência através da educação”, revela.
Outra questão colocada por Ribeiro é que a inteligência humana assume várias formas: verbal, matemática, musical, espacial, corporal, intrapessoal e interpessoal – áreas a que ele se dedicou nos últimos 30 anos, buscando formas de aumentá-las e exercitá-las.
“O que nós vamos fazer é mostrar para as pessoas como é que elas podem se desenvolver melhor como pessoas, melhor como profissionais e consequentemente ter habilidade de gerar mais riquezas para os outros e para elas mesmas. Nós vamos fazer um trabalho pessoal, um trabalho profissional e um trabalho financeiro”, adianta.
Palestrante diz que o ser humano exercita constantemente a inteligência |
Homem se adapta
Ao falar sobre o ser humano e a relação dele com o mundo, Lair Ribeiro lembra que as pessoas são 5% vocação e 95% adaptação. “Optei por ser médico e depois por ser palestrante. Não tenho o mesmo interesse que eu tinha há 20 anos”, conta.
Outro exemplo que o especialista dá é a própria economia mundial, lembrando que a moeda brasileira já foi trocada oito vezes. “Todas as vezes que se muda a moeda é por uma necessidade econômico-financeira. Por isso o Brasil enfrentou pelo menos oito crises importantes e se transformou em um país especialista em crises”.
Para Lair Ribeiro, o País está preparado para enfrentar novos “tsunamis” econômicos que deverão aparecer em breve e que são consequência do mundo moderno, hoje marcado por três palavras-chave: complexidade, velocidade e incerteza.
Por isso mesmo, Ribeiro aconselha que as pessoas não façam planejamentos a longo prazo e tenham sempre um “Plano B” - reforçando a questão da adaptação - uma vez que as regras do jogo costumam mudar muito rapidamente.
Lair Ribeiro (ao centro) entre diretores da Acip e o empresário Pedro Marinelli (segundo à esquerda) |
Boas expectativas
Quanto à palestra de hoje à noite, as expectativas são as melhores, tanto por parte de Lair Ribeiro como da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (Acip), que está trazendo o palestrante em parceria com o Marinelli Hall.
“O Lair Ribeiro é o mestre das palestras, a pessoa que começou tudo isso. Acho que será a melhor palestra feita em Pindamonhangaba, porque ele é fenomenal e a pessoa que mais entende no Brasil em matéria de PNL (programação neurolinguística)”, disse o presidente da Acip, Marcelo Guerrero.
Lair Ribeiro promete aos espectadores que a noite será muito boa, fazendo referência à tradição do Marinelli em proporcionar boas atrações. “Quando o Pedro (Marinelli) traz pessoas aqui, geralmente traz com sucesso, e esta noite não vai ser diferente”, afirmou Ribeiro, que tem uma relação próxima com o Vale do Paraíba.
Em Taubaté, o palestrante manteve um centro de treinamento por cerca de nove anos e meio, que formou alunos de várias partes do mundo. O espaço funcionava dentro do Hotel Mazzaroppi, até cerca de sete anos atrás. Apesar disso, Ribeiro ainda não conhecia Pindamonhangaba e agradece aos organizadores do evento pela oportunidade.
A palestra com Lair Ribeiro acontece a partir das 19h30, no Marinelli Hall.
Nenhum comentário:
Postar um comentário