Festa da Imaculada
Começa hoje, em Taubaté, a tradicional festa do folclore da Imaculada. O evento, que reúne um número muito grande de atrações, já está na 48ª edição e conta sempre com a participação de um grande público, formado não só por munícipes de Taubaté como também de outras cidades da região.
A festa prossegue até o domingo e, além das apresentações musicais, terá como destaque a participação de números culturais retratando manifestações populares, como é o caso da congada, da folia de reis, da capoeira, do repente, do bumba meu boi e de variadas formas de dança.
Em suma, será um grande encontro que contará com a participação de folcloristas, figureiros, cantores regionais e sertanejos, brincadeiras e barracas típicas.
A abertura do evento, aliás, ficará a cargo do cantor pantaneiro Almir Sater, que se apresenta a partir das 21 horas.
Outras participações especialistas são, sem dúvida, a do grupo Paranga, na quinta-feira, e da cantora Inezita Barroso, que faz o show de encerramento da no domingo, 24.
Quase sem folclore
Enquanto Taubaté promove uma festa grandiosa para celebrar as manifestações folclóricas, Pindamonhangaba tem promovido muito pouco no que diz respeito a esse quesito.
Como lembrou recentemente o nosso amigo Ocimar Barbosa, diante disso os grupos folclóricos do município acabam se deslocando para Taubaté, onde recebem mais incentivos, inclusive oportunidades reais para que possam se apresentar.
Aliás, Ocimar tem toda a razão quando veste a camisa do folclore e pede a implementação de mais ações para fomentar esse segmento.
Mas como nem tudo está perdido, as bibliotecas de Pindamonhangaba realizam nesta semana atividades especiais em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto).
Esperamos, porém, a realização de ações mais concretas de incentivo às manifestações folclóricas.
Reciclagem de Alumínio
As expectativas são as melhores com relação ao IX Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio.
Em entrevista à coluna, o Coordenador da Comissão de Reciclagem da Abal (Associação Brasileira do Alumínio), Ênio de Nicola, informou que a expectativa de público é de 600 participantes.
O evento começa hoje em Campos do Jordão e neste ano terá uma novidade: algumas atividades serão abertas a estudantes e universitários.
Ênio destacou, ainda, que o local para o seminário foi estrategicamente escolhido, pelo fato de estar perto de Pindamonhangaba, cidade considerada modelo na reciclagem de latas de alumínio.
Os participantes do evento, inclusive, vão poder visitar as indústrias locais que atuam no setor.
Números da reciclagem
Ênio destaca que a reciclagem de alumínio tem crescido consideravelmente no país, e que esse aumento é fruto do trabalho de educação, e também da necessidade de volume de processamento do alumínio, uma vez que o seu uso tem crescido consideravelmente. De acordo com dados de 2006, mais de 170 mil pessoas foram incorporadas ao trabalho de coleta de alumínio para reciclagem. Os números referentes a 2007 serão divulgados durante o seminário e, pelo andar da carruagem, devem ser ainda mairores.
Nicola destacou, ainda, que Pindamonhangaba abriga as principais empresas recicladoras de latas de alumínio do país e também, as empresas que produzem produtos finais, além da única que produz chapas de alumínio na América Latina.
José Maria Eymael
Quem estará em Pindamonhangaba neste final de semana é o presidente nacional do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), José Maria Eymael.
Eymael chega à cidade na sexta-feira, dia 22, e permanece até o sábado, 23, dias em que cumpre agenda com os candidatos a vereador do partido.
Na oportunidade, Eymael e os candidatos do PSDC vão percorrer as ruas de Pindamonhangaba, no corpo a corpo com os eleitores, para que possam demonstrar as respectivas propostas de campanha.
Novo presidente
Por falar em PSDC, o diretório municipal do partido em Pindamonhangaba está com um novo presidente.
Trata-se de Antonio Edwar, que retornou à presidência do PSDC recentemente, atendendo a uma solicitação do presidente nacional da legenda, José Maria Eymael.


Nenhum comentário:
Postar um comentário