Jongo e folclore
Como temos participado ativamente de comunidades virtuais e portais de informação da região, o número de informações que chegam até a nós é bastante considerável. Embora nem todas elas sejam de grande relevância, nos últimos dias pelo menos uma dela merece destaque.
Trata-se do 12º Encontro de Jongueiros, que será realizado nos dias 25 e 26 (sexta e sábado) no município de Piquete, reunindo mais de 1000 membros pertencentes a grupos de jongo dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Para quem não sabe, o jongo é uma manifestação folclórica rural, baseada na música e dança características. Esse movimento está diretamente associado à cultura africana brasileira, já que foi trazido por negros “bantu”, trazidos dos antigos reinos de Angola.
Embora pouco conhecido, o jongo influenciou diretamente na formação do samba carioca e na cultura popular de nosso país, como um todo.
Segundo estudos publicados na Internet, a prática do Jongo é difundida na periferia das cidades de Valença, Vassouras, Paraíba do Sul e Barra do Piraí (Rio de Janeiro). Também há registros desse tipo de manifestação cultural em Guaratinguetá e Lagoinha (São Paulo), com reflexos na região dos rios Tietê, Pirapora e Piracicaba, além do município de São Paulo (onde existe uma manifestação semelhante ao Jongo, denominada Batuque) e algumas cidades do sul de Minas Gerais.
Preservação cultural
A realização desse importante evento no município de Piquete é algo que deve ser prestigiado pela população em geral.
Principalmente porque esse tipo de encontro é uma forma de manter viva a chama dessa enigmática manifestação cultural, além de representar uma oportunidade para que as atuais gerações conheçam o jongo como parte dos desdobramentos da cultura negra nacional.
O 12º Encontro de Jongueiros é apoiado pela Associação Brasil Mestiço, entidades ligadas ao Jongo de Piquete, prefeitura de Piquete e Petrobras Cultural, com entrada totalmente gratuita.
Durante os dois dias de encontro, serão promovidos intercâmbios de experiências com intuito de garantir a continuidade e a renovação dessas práticas culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário