terça-feira, abril 08, 2008

Conexão

Solenidade
O 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Taubaté (5º BPM-I) promove hoje, a partir das 9 horas, a solenidade militar mensal da guarnição.
O evento será marcado pela entrega de láurea de mérito pessoal aos policiais que se destacaram em ocorrências no último mês. Além da homenagem, está programada apresentação dos cães treinados no canil da instituição, apresentação da banda regimental militar e encerramento com desfile da tropa formada no quartel da PM.
Toda a população é convidada a prestigiar a cerimônia.

Novas câmeras e radares
A administração municipal de Pindamonhangaba divulgou nesta semana a implantação de novos dispositivos para controlar a velocidade no perímetro urbano.
Foram instalados dois novos radares, um na confluência da avenida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a rua Dr. Fontes Júnior, e o outro no Anel Viário, próximo ao acesso ao bairro Castolira. Com esses novos dois dispositivos, o município contabiliza 10 radares para limitar a velocidade em 50 quilômetros por hora.
Outra novidade anunciada foi a instalação de um dispositivo denominado Detect, próximo ao supermercado Pão de Açúcar. Com o novo equipamento infrações como trafegar na contramão e avançar o sinal vermelho, pela lógica, terão diminuição significativa naquela região.
Aliás, a implantação de dispositivos como radares fotográficos tem sido de fundamental importância para melhorar os índices de segurança no trânsito em Pindamonhangaba. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito (Deptran), Luiz Rosas Júnior, houve 17% de redução no número de acidentes após a implantação dos dispositivos.
Esperamos, agora, que o Detect provoque uma redução igual ou até maior do que os acidentes no caso das infrações.

“Big Brother”
Ao observar radares e câmeras de segurança espalhadas pelas ruas, supermercados, praças públicas e estabelecimentos comerciais, muitas pessoas comparam o dia a dia nas ruas com o programa de televisão Big Brother.
Em suma, a ampliação no número desse tipo de dispositivo tem feito com que o cidadão comum (e também aquele que pratica delitos) seja observado o tempo todo, como acontece nos realities shows que os canais de TV mostram.
Embora seja uma faca de dois gumes, já que câmeras dentro de banheiros, por exemplo, acabam totalmente com a privacidade das pessoas, é fato também que essa tecnologia tem sido fundamental para auxiliar o estado no cumprimento da lei e, principalmente, melhorar os índices de segurança na sociedade em que vivemos.
Trata-se, portanto, de um mal necessário.

Atendimentos no CEO
Na semana passada, o JC publicou texto bastante esclarecedor sobre o atendimento odontológico realizado pela prefeitura de Pindamonhangaba.
De acordo com as informações veiculadas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona em parceria com o governo federal, foi responsável pelo atendimento a quase 10 mil pacientes do município. Uma média nada baixa, se formos levar em consideração a população pindamonhangabense, hoje na faixa dos 140 mil habitantes.
Esses 10 mil atendimentos representam quase 10% do universo populacional. De acordo com o que foi dito na própria matéria, esse número poderia ser ainda maior caso não houvesse desistências.
Agora fica a pergunta. Se a população (não só no município como em todo o país) reclama tanto da falta de atendimento médico, por qual razão abandonar um tratamento dentário que oferece garantia de sucesso e recuperação?
É de se lamentar, mas questões como essas acabam ficando sem respostas...

Retorno emocionante
Após 30 dias afastado do cargo de vereador por uma decisão da justiça que já foi contestada, Felipe Francisco César Costa teve um retorno emocionante à câmara de Pindamonhangaba, no último dia 7.
Logo pela manhã, Felipe retornou ao seu gabinete de trabalho com as bênçãos do padre Samuel.
À noite, ele participou da 11ª sessão ordinária, quando foi oficialmente reconduzido ao cargo com o apoio irrestrito dos colegas vereadores e da platéia, que lotou o auditório da câmara para acompanhar o retorno glorioso do vereador, após decisão favorável do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Discurso emocionado
Além da participação de um grande número de amigos, eleitores e simpatizantes, o que marcou a cerimônia de recondução ao cargo de FC foi, sem dúvida, o discurso emocionado do vereador.
FC chegou a ficar com a voz embargada ao lembrar do afastamento injusto e questionou um problema comum que afeta grande parte dos brasileiros: muitas vezes, a justiça pune antes mesmo de julgar.
Ao meu ver e diante do grande número de pessoas presas injustamente e até de personalidades e empresas que são julgadas precocemente pelos veículos de comunicação, o discurso de FC caiu como uma luva.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger