sábado, abril 19, 2008

Amor Exigente: antes que coisas ruins aconteçam

Voluntário Lafayette Marcondes Sobrinho, coordenadora regional
Eliane Prado Marcondes e a coordenadora de grupos,
Maria Aparecida Ribeiro da Silva


Dar apoio aos familiares de dependentes de álcool e outras drogas e estimular a prevenção. Esses são alguns dos objetivos do movimento Amor Exigente, que atua no Brasil desde 1987.


Criado na década de 1970 por David e Phyllis York, um casal de psicólogos norte-americanos que sofria com a dependência química de suas três filhas, o “ToughtLove” (nome em inglês) ganhou o mundo pregando o amor no apoio à recuperação de pessoas que sofrem com esse tipo de doença.

Embora não esteja relacionado a qualquer religião, o movimento foi trazido ao Brasil pelo padre jesuíta norte-americano Haroldo J. Rahm, e passou a se espalhar pelo país, tendo também atingido, dentro da América do Sul, a Argentina, o Uruguai e o Peru.

Segundo a coordenadora regional do Amor Exigente no Vale do Paraíba, Litoral Norte e parte do Sul de Minas Gerais, Eliane Prado Marcondes, o trabalho que mais tem crescido nos grupo é com relação à prevenção na família, na escola e na comunidade. Não é a toa que um dos lemas do movimento é justamente a frase “antes que coisas ruins aconteçam”.


Eliane diz que a procura pelo Amor Exigente é muito grande. A média mensal de pessoas que participam das reuniões é de aproximadamente mil, nos oito grupos da regional do Vale do Paraíba. O perfil de quem mais pede ajuda é de famílias que sofrem por causa de entes queridos envolvidos com a dependência. “São aqueles que já têm o problema instalado em casa”, completa.


Respaldo médico

Todo esse trabalho de apoio conta com o respaldo da classe médica, que reconhece a prática como fundamental no apoio ao tratamento da dependência, problema reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença desde 1964. “Então, nós recebemos também por indicação médica, psiquiátrica e terapêutica, os casos como um complemento”, salienta Eliane.

Esse reconhecimento da área médica deve-se ao sucesso do trabalho do Amor Exigente. A proposta de ação dos grupos visa a um efeito prático. Conforme dados da Febrae (Federação Brasileira de Amor Exigente), familiares com problemas de filhos com dependência de álcool e drogas têm 90% de sucesso na recuperação, desde que vivam a proposta e permaneçam nas reuniões.


Essas reuniões acontecem uma vez por semana, com duas horas de duração. Ao participar pela primeira vez, a pessoa que procura por ajuda é acolhida por voluntários capacitados durante 50 minutos, para conhecer toda a metodologia e a proposta do Amor Exigente.

Se gostar da proposta, ela continua participando das reuniões. Já os grupos de prevenção, que estão crescendo muito no Distrito de Moreira César (Pindamonhangaba) e em São José dos Campos, promovem discussões em ciclos de 15 semanas.


O uso das drogas
Conhecedora profunda da dependência, não só pelo seu trabalho e estudos no grups, mas principalmente por ter enfrentado o problema em decorrência das drogas por um ente querido, Eliane tem experiência de sobre para falar sobre a questão.

Ela diz que o álcool é a pior delas, por se tratar da porta de entrada e por ser encarada pela sociedade como uma droga legalizada. Isso acaba fazendo com que o uso cresça a cada dia. Conforme estatísticas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), o Brasil já ocupa o segundo lugar em dependência e uso do álcool.

Por isso, aqueles que procuram pelo Amor Exigente chegam muito mal informados, muitas vezes omitindo o uso do álcool e expondo a preocupação maior com o abuso de crack e a cocaína. “Só que o que a gente mais observa hoje é que os mais jovens estão cruzando todas as drogas. Não há distintamente, um uso único”, explica.


E com o passar do tempo, segundo Eliane, a tendência é que o usuário opte por uma única droga e, muitos deles acabam “abraçando” o álcool por se tratar de uma substância legalizada e falsamente entendida como leve. Portanto, se uma família está enfrentando problemas de dependência com algum ente querido, é importante buscar informações e ajuda. E uma das mais válidas é a do grupo Amor Exigente.

Grupos de Amor Exigente na região
São José dos Campos – 3922-8706 (Rosana)

Taubaté – 9706-5620 / 3648-8548 (Eliane)
Pindamonhangaba – 9119-5609 (Fernando) / 9743-7790 (Cidinha) / 3642-2684 (Regina)

Pindamonhangaba (Moreira César) - 9774-0355 (Rosinei) / 7811-1210 (Silva)
Tremembé – 3672-3795 (Jaime)
São Sebastião – 9714-7815 (Ivaldo)
Caraguatatuba – 3883-1576 (Francisco)
Jambeiro – 3978-1165 (Lúcia)
Campos do Jordão – 3664-2572 (Sueli)
Paraibuna – 9793-5159 (Alice)
Outras informações: www.amorexigente.org.br

Os 12 Princípios Básicos do Amor Exigente
1 – Os problemas da família têm raízes na estruturação atual da sociedade
2 – Pais também são gente

3 – Os recursos dos pais têm limite
4 – Pais e filhos não são iguais
5 – A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação. É tempo de parar de se culpar e parar de culpar o outro.
6 – O comportamento dos filhos afeta os pais; o comportamento dos pais afeta os filhos
7 – Tomar atitude gera crise
8 – Da crise bem administrada surge a possibilidade de mudança positiva
9 – Na comunidade, as famílias precisam dar e receber apoio

10 – A essência da família repousa na cooperação, não só na convivência
11 – A exigência e a disciplina têm o objetivo de ordenar, organizar nossa vida e a vida de nossa família
12 – Amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um amor que educa, orienta e exige

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Cidinha e demais componentes do grupo. Um abração ao homem que carregava o isopor das 10, o Jaimão. Belo trabalho vocês fazem. Enquanto uns poucos constroem, uns muitos destroem. Parabéns à Deni pela reportagem. Outro abraço ao doutor João.

Powered By Blogger