Dados sobre o sangue
Após um breve período de férias, a Coluna Conexão retorna às páginas do Jornal da Cidade propondo um debate sobre a questão da doação de sangue, que ainda é pouco discutida em nosso país.
- A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil
- Três é o número de vidas que são salvas com cada doação de sangue
- Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 65 anos de idade e com mais de 50 quilos de peso, pode doar sangue
Apesar dessas informações, fornecidas pela Fundação Pró-Sangue (órgão ligado ao governo do estado de São Paulo) o déficit de sangue nos postos de coleta de nosso país ainda é muito grande. Infelizmente, essa é uma constação de que muitas vidas deixam de ser salvas devido à falta de doadores.
Segundo informações do Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, o que é muito pouco para a manutenção dos estoques. Pelos parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), esse percentual deveria girar em torno de 3% a 5%.
E, entre os meses de dezembro e fevereiro, os hemocentros de todo o país sofrem queda nos volumes de estoque, devido ao grande número de acidentes de trânsito em decorrência das festas de final de ano, férias de janeiro e carnaval.
Menos doadores
Na nossa região, as estatísticas não são diferentes. O Hemonúcleo de Taubaté, um dos maiores do Vale do Paraíba, registrou queda no número de doações.
Os dirrigentes da entidade já estão preparando uma campanha de incentivo a doações, a fim de suprir os estoques para o carnaval - época em que muitos acidentes de trânsito devem acontecer, aumentando ainda mais a necessidade de sangue.
Dando exemplo
Quem sempre costuma participar das campanhas de doação de sangue, dando um grande exemplo de cidanania, é o vereador de Pindamonhangaba Natanael dos Santos, o popular Tié.
Tié doa sangue regularmente no Hemonúcleo de Taubaté, levando sempre com ele amigos e familiares para participar desse verdadeiro ato de solidariedade que permite salvar muitas vidas.
Para obter mais informações sobre doação de sangue na região do Vale do Paraíba, entre em contato com o Hemonúcleo do Hospital Universitário de Taubaté. O telefone para contato é (12) 3625-7500, e a entidade faz a distribuição de sangue para 26 municípios da região.
Tropa de elite regional
A secretaria de Segurança Pública anunciou, recentemente, a criação de um grupo especial para atuação em situações de alto risco e periculosidade na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
A medida, que prevê a criação de uma espécie de "tropa de elite", busca a preparação de profissionais para operações como rebeliões, resgate de reféns, invasões de cativeiro, desativação de bombas, entre outras tão o mais complexas.
Para integrar a chamada "tropa de elite regional", podem concorrer os policiais civis de todas as carreiras. As incrições para as 20 vagas devem ser feitas até o próximo dia 28.
Reforçando a segurança
Ainda como método para reforçar a segurança em todo o estado, o governo estadual já autorizou a realização de concursos públicos que deverão preencher 2340 vagas na Polícia Civil.
Os concursos, além de representarem uma oportunidade de emprego para muitos trabalhadores que se encontram excluídos do mercado, são uma ótima opção para a melhoria da segurança pública em todo o estado - desde que os candidatos aprovados recebam treinamento e capacitação à altura.
Espera-se que, com as autorizações feitas entre 2006 e 2007, sejam criados novos postos para delegados de polícia, escrivãos, investigadores e pessoal especializado da polícia técnica.
Guaratinguetá em alta
Falando um pouco sobre futebol, nunca é demais lembrar que a participação do time do Guaratinguetá na série A-1 do campeonato paulista foi extremamente positiva para a nossa região.
A equipe, que foi a campeã do interior no ano passado, enfrenta nesta quinta-feira, dia 17, o São Paulo Futebol Clube, grande campeão brasileiro de 2007. E, como a chamada "Garça" é o o time que mais alegrias tem dado aos valeparaibanos, os ingressos para o confronto estão quase se esgotando.
As vendas, que tiveram início ontem, dia 15, estão sendo uma "verdadeira loucura", segundo os dirigentes do clube. Muita gente passou a madrugada na fila para garantir o ingresso e, até o fechamento desta coluna, restavam pouco mais de 12 mil unidades para comercialização.
Apesar de enfrentar a equipe favorita para o título deste ano, a estréia do Guará no Paulistão 2008 tem tudo para ser um grande show de bola e de público.
Quem ganha com tudo isso são os amantes da bola de todo o Vale.


Nenhum comentário:
Postar um comentário