terça-feira, janeiro 30, 2007

Trabalho da Embras moderniza prefeitura de Guaratinguetá

Vista aérea de parte do município de Guaratinguetá

Desde que a Embras assumiu a responsabilidade pelos sistemas de informática na prefeitura de Guaratinguetá, há pouco mais de um ano, os serviços oferecidos à população deram um salto em qualidade e modernização.

A opinião é dos próprios gestores da prefeitura. Eles atestam a qualidade dos serviços oferecidos pela Embras, que vão desde sistemas para gerenciamento dos setores internos, ao portal municipal, que oferece consultas a uma gama enorme de serviços on line.

Os módulos utilizados atualmente na parte interna da prefeitura são: protocolo, dívida ativa, IPTU, ISS, preços públicos, contribuição de melhorias, almoxarifado, desenvolvimento social, cadastro técnico, Recursos Humanos, folha de pagamento, contabilidade, atendimento ao cidadão, patrimônio, requisição de matérias e planejamento financeiro (LOA, PPA e LDO).

De acordo com o diretor de Informática de Guaratinguetá, Otávio Florêncio de Lima, a contratação da Embras vai ao encontro da chamada “nova era” que se pretende implantar na administração municipal. Ele explica que a “nova era” seria oferecer ao munícipe “uma gestão mais aberta, mais visível, mais transparente” e que isso é possível graças à maleabilidade existente nos softwares da Embras.

Já para o assessor especial de Comunicação, Orville Bicalho Teixeira, a modernidade trazida com os serviços da Embras é “um instrumento fundamental para o cidadão”. “Ele (o cidadão), tendo uma página da Internet que funciona, resolve boa parte das suas questões com a administração via Internet, sem nem mesmo ter a necessidade de se dirigir ao setor do qual ele precisa de uma resposta”, completou.

Orville acredita que a parceria com a Embras materializou uma série de projetos que estavam sendo estudados para implantação. “Nós estamos melhorando esse nosso canal de comunicação, o que nos dá a possibilidade de inserir um número maior de informações”, explicou o assessor.

Essa melhoria a que Teixeira se refere diz respeito ao acesso às informações para o munícipe. Hoje, é possível acessar, no portal da prefeitura de Guaratinguetá, notícias atualizadas, participar de enquetes, consultar informações sobre licitações, protocolo, dados de imóveis, veracidade de certidões, preços públicos, emitir certidões negativas de débito, de valor venal de imóveis, segunda via de tributos (IPTU, ISS, contribuição de melhorias e dívida ativa), demonstrativos de pagamento de IPTU, guias de ITBI, além de consultar a publicação das contas públicas, o cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros serviços.

Outra utilidade do site é que os servidores municipais podem fazer consultas on line sobre demonstrativos de pagamento, holerites, planilhas financeiras, calendário de feriados, além de fazer pedidos de férias, justificar faltas, entre outras opções que agilizam o seu dia a dia.

Pioneirismo

Um dos destaques apontados por Orville no site é a possibilidade de se lançar enquetes no site da prefeitura. “Nela, a gente tem uma espécie de feedback de alguns assuntos que a prefeitura consegue aferir”, explica. Segundo o assessor, o recurso permite que se tenha um contato mais próximo com os internautas para saber o que eles pensam.

Orville acredita que esse tipo de ação é importante para ajudar no direcionamento das atividades da administração municipal, já que uma parcela considerável da população pode ser ouvida através das enquetes.

Além da eficácia das enquetes, outro item destacado pelo assessor é a possibilidade de utilização de arquivos de áudio nas notícias. Dessa forma, além da notícia impressa, o internauta pode conferir entrevistas com o prefeito e secretários, que podem, inclusive, ser utilizadas pelas rádios, bastando apenas que se faça o download do arquivo.

“Hoje, já temos a condição de ser a única prefeitura no Vale do Paraíba a inserir áudio com conteúdo jornalístico informativo, na Internet”, explicou. Esse recurso, de acordo com ele, é um complemento para a notícia.

Trabalho contínuo

Ouvido pela nossa reportagem, o chefe do Cadastro Imobiliário de Guaratinguetá, Antônio Luiz de Novaes, que tem 24 anos de serviços prestados à administração municipal, explicou que tem sido bem atendido pela Embras, mas que é preciso dar uma continuidade aos trabalhos.
Ele citou que muitas empresas de sistemas se revezaram no atendimento à prefeitura ao longo dos anos, e isso não foi muito positivo para o andamento dos serviços. “Se você, de ano em ano, de dois em dois anos, ou de quatro em quatro anos ficar trocando de empresa, nunca vai se chegar a um acordo. Então, eu espero que a Embras fique aqui muito tempo”, explicou o funcionário, que espera uma continuidade no esquema de trabalho.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger