quarta-feira, novembro 08, 2006

Tânia Mara: "o que a gente busca é a felicidade"

Fomos buscar o depoimento da terapeuta naturopata Tânia Mara Alves da Silva, que trabalha com terapias naturais.
Na entrevista que fizemos, e que foi publicada pelo jornal Village News desta quinzena, ela fala sobre as técnicas que utiliza, traçou um panorama das terapias alternativas para o bem estar do ser humano e lembrou que a medicina tradicional pode caminhar lado a lado com as técnicas naturalistas.
Tânia Mara é formada pela Humaniversidade Holística de São Paulo, com aperfeiçoamento em Medicina Chinesa e Acupuntura Sem Agulha, Física Quântica Holistica, Máster Reiki, Máster Xamanica, Máster Karuna Ki-Terra Mai, Máster Seichim, Seikhem Reiki, Máster Divine Healing, Massagem Terapêutica, Florais de Bach, Argila Medicinal, Cromoterapia e Reflexologia. É professora e orientadora Reiki, atuando na área terapêutica natural em Pindamonhangaba.

Deniele Simões - Tânia, essas terapias com as quais você trabalha podem ser consideradas alternativas. Como está a aceitação dessas práticas hoje em dia? Porque esse tipo de terapia já foi muito criticado, mas hoje a gente ouve falar que tem muita gente fazendo, muita gente procurando. Você, que trabalha com isso, como analisa a questão?
Tânia Mara - Eu fico muito feliz porque isso já existe há muito tempo, e o que eu fico feliz é poder ver as pessoas com aceitação na área holística, porque eu vejo hospitais abrindo campo para esse tipo de trabalho. Tem alguns hospitais em São Paulo que agora possuem no quadro o reiki, a acupuntura - que já é milenar, - a cromoterapia, a parte de argila medicinal. Está sendo implantado também na região de Osasco e Cotia.
O que eu achei também muito legal é de saber que até médicos, tiveram o doutorado voltado também para a parte da medicina complementar alternativa, que seria o tratamento complementar das técnicas que nós terapeutas temos e que hoje o médico está tendo uma outra visão.
Eu vivenciei isso também com alguns clientes que eu tive em quadros psíquicos, tive até médico querendo conhecer o meu trabalho. E, no curso que eu tive de xamanismo, pessoas que estavam fazendo o curso comigo eram médicos.

DS - Então já existe uma aceitação da medicina ocidental com relação a essas terapias alternativas?
TM - Já. Então, três médicos, e um diretor de saúde fizeram o curso de xamanismo comigo. Eu achei o máximo isso, porque tem que abrir esse campo, que é um campo natural, um campo que proporciona a você a busca do equilíbrio, vai atrás daquilo que você precisa, conhecendo a pessoa como um todo, na íntegra.

DS - Então essas terapias trabalham mais as causas dos problemas enfrentados pelas pessoas?
TM - Porque, na verdade, com a medicina chinesa, você vê a análise da pessoa como um todo. Você verifica todo o seu quadro com florais, com acupuntura; você vai buscando isso da pessoa. Como tem outras técnicas como o xamanismo, você vai buscando o oculto da pessoa também, a energia necessária; na cromoterapia, a luz que se precisa. Então a idéia da parte alternativa é você ter o olhar de dentro da pessoa para fora, para que seja trabalhado, e deixar a pessoa feliz, porque o que a gente busca é a felicidade.

DS - Além de trabalhar a medicina alternativa, você também se baseia em algum parecer da medicina tradicional? Como você acha que elas podem se relacionar? TM - Eu acho que tem que andar lado a lado; é importante. A parte da terapia alternativa seria algo paralelo em que você poderia buscar o seu equilíbrio, para que você não tenha o efeito de uma futura doença. Para que isso não ocorra no futuro eu acho que tem que haver um trabalho terapêutico, mas a medicina ocidental é extremamente importante. Você sempre deve fazer os seus exames periódicos, o seu preventivo, o seu check up, prevenindo para que esteja tudo estabilizado em seu organismo.
E o trabalho alternativo seria um paralelo, para que você possa buscar o seu equilíbrio, o seu eixo, para que você tenha uma qualidade de vida, estabilidade física e emocional. O primordial seria o equilíbrio com qualidade de vida: estabilidade, harmonia, prazer na vida e vontade.

DS - Em Pindamonhangaba existe esse lugar onde essas terapias são trabalhadas, que é o Spa Tânia Mara. Como funciona esse empreendimento?
TM - Lá são três salas. Uma sala de massagem, a outra é para acupuntura. A gente tem uma sala que é uma pirâmide que traz a energia necessária para a pessoa, e a outra sala é de xamânica, que trabalha com a linha dos índios.

DS - Você trabalha com acupuntura... Acupuntura com sementes ou com agulhas?
TM - Eu prefiro com sementes e, se for necessário, nem faço com agulha, faço através da massagem a acupuntura, sem agulha. Eu já trabalho com outro tipo de linha, que é a linha de Hoffmann, que é a massagem que você trabalha o passado da pessoa, fortalecendo-a para o presente, jogando a energia necessária e o processo do equilíbrio dela.

DS - Além da acupuntura você usa a argila, a cromoterapia e o que mais?
TM - Temos também as massagens xamânicas, que trabalham com os índios, e são voltadas à energia do índio. Massagens xamânicas voltadas a trabalhos de índios.

DS - Está ligado então aos índios da América?
TM - Não existe um índio da América, de dentro do Brasil ou fora. É voltado à energia indígena mesmo. Seria conhecimento voltado à parte xamânica, do ocultismo. Não tem nada a ver com religião, e sim com energia. O estudo é voltado à parte xamânica, que envolve o eu da pessoa.

VN - Tânia, você também trabalha a parte de alimentação, de exercícios físicos, dá dicas de bem estar a seus pacientes. Você poderia falar um pouquinho sobre como viver melhor?
TM - Essa receita a gente não tem por escrito, mas o que existe é a gente buscar a vontade de querer ter uma qualidade de vida melhor através da caminhada, de fazer algo que você goste, buscando novas amizades, tendo convívio com pessoas... Eu acho que a vida, hoje, ela já é difícil, mas se a gente colocar que ela é difícil, vai ser sempre difícil. A gente tem que colocar luz, claridade, querer mudar algumas coisas, buscar essa mudança, ser feliz, sorrir mais, ter prazer nas coisas. Aí eu falo assim, "nossa, como a gente pode buscar o prazer?". É querendo. É você tomar iniciativa. Porque a gente não tem como tomar iniciativa pela pessoa. Ela tem que buscar isso dentro do interior dela, buscar também pessoas que possam dar alternativas para ter essa orientação. Olha, nem que seja com o padre.

DS - Mas, então, isso vai depender da vontade da pessoa? Por que, se ela não tiver vontade de mudar... TM - Não tem quem a tire do lugar. Então começa pela vontade, a princípio, para depois você buscar um profissional para que ele possa orientar, através de uma alimentação saudável, atividade física. Gente, o que é uma água de coco? É baratíssimo e ela é extremamente importante para o ser humano. Ela é um remédio diário e o mais barato que existe. Ela revigora, hidrata, trabalha a energia ancestral, a energia vital, que vem dos rins, e vai trabalhar todo o ciclo energético. Uma água de coco todos os dias já é um remédio.
Mas eu sempre falo a respeito da alimentação voltada à carne vermelha, que não faz bem. Por que? A carne vermelha tem uma substância que trabalha a energia negativa. A vaca, quando vai para o abutre, quando vai morrer, ela tem o sentimento da morte. Ela já presume a morte dela. Então, ela joga uma substância - isso já é cientificamente comprovado - que vai para a carne. Então, essa substância da carne vermelha, você vai comer essa carne com esse sentimento, com essa energia pesada da morte. Aí você está lá comendo essa substância, sem contar que ela fica no seu organismo durante quatro dias e apodrece para que ocorra o processo normal para expelir. Então, como eu trabalho com energia, isso atrapalha no fluxo de luz.

DS - E os efeitos que ela pode causar na pele? Também pode causar o envelhecimento?
TM - Ela pode sim, porque ela é muito pesada. Tudo que é muito difícil de digerir faz mal para a pele.

DS - A carne de porco também?
TM - A carne de porco já é muita pesada. Tem profissionais que liberam, mas eu não libero. Ela tem proteínas vindas do lixo. O porco come tudo, então você acaba comendo tudo o que o porco come.

DS - Além de tomar água de coco e evitar a carne vermelha, o que é melhor para o ser humano comer? TM - Uma alimentação saudável seria comer bastante frutas, comer com prazer, sem a televisão ligada, comer em comunhão com a família. Fazer a sua ceia com prazer: este é o meu prato, eu sou merecedora de comer isso. É você ter prazer de fazer as suas coisas, tanto que a cozinha, para quem trabalha com energia, é o lugar mais sagrado que existe dentro de casa. É ali a sua sobrevivência; é ali que sai tudo de bom para você. Porque é você que vai buscar o seu alimento na cozinha. O fluxo de energia da cozinha é o maior fluxo que tem dentro da casa. Então a alimentação você tem que estar fazendo o seu prato, colocando bastante verde, bastante cenoura, beterraba, rabanete, tudo que é colorido. Imagine um prato colorido... a sua vida também não vai ser colorida?

DS - Então a relação da cor dos alimentos tem a ver com a melhoria da qualidade de vida? TM - Com certeza. Imagina uma vida colorida como o seu prato colorido...

DS - Voltando à questão das terapias alternativas e do Spa Tânia Mara, existem casos de pessoas que chegaram com problemas sérios e conseguiram se recuperar através das suas terapias? TM - Existem vários casos, como obesidade. A acupuntura trabalha bastante a obesidade; depressão, síndrome do pânico...

DS - A depressão, em si, a síndrome do pânico, são problemas que, se não forem tratados, podem levar a pessoa à morte?
TM - Eu acho que, se formos pensar, tudo leva à morte. Eu não tenho a visão do caso e sim da pessoa, do bem estar. Não tem isso da morte.

DS - Mas a pessoa pode levar uma vida muito ruim por causa desses problemas...
TM - Ela pode, mas se ela mudar todo o circuito energético dela, toda a vida, mudar o conceito,.. ela tem que querer mudar. O querer é muito importante: você querer mudar, você querer reformular a sua vida. Chega um dia na nossa vida que a gente tem que dar aquela guinada, dar a volta por cima e seguir em frente com qualidade de vida. Mas é difícil fazer isso sem auxílio, sem orientação, na verdade. A gente não precisa de professor? Eu não falo que é só buscar terapeuta, mas buscar fazer a sua caminhada, buscar o seu querer, é colocar alimento na sua vida com mais prazer. Enfrentar as barreiras.
O que eu falo de orientação é que às vezes a gente deixa de ter amigos, a gente abandona as pessoas, a família; a gente começa a não dar valor àquilo que a gente tem que dar valor. Então eu acho que é interessante a gente peneirar tudo, ver o que é necessário para que se possa mudar.

DS - E aqueles que quiserem procurar o Spa Tânia Mara, como devem fazer?
TM - O telefone para contato é 3645-8141 ou 3645-7917, ou pode mandar um e-mail para spataniamara@uol.com.br que eu respondo. O endereço é rua Luiz Canineo, 100, no Crispim, uma rua antes da igreja Nossa Senhora de Fátima.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger