"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela".
(Bernard Shaw)
Sistema VoIP
A implantação de um sistema telefônico diferenciado, baseado na tecnologia de voz sobre IP (protocolo de Internet), também conhecido por VoIP, tem sido a grande tendência nas empresas.
É que o VoIP pode reduzir os custos telefônicos em até 70% com relação ao sistema comum.
Isso acontece porque o VoIP permite ligações interurbanas muito mais baratas e tarifa zero entre aqueles que possuem o mesmo sistema.
Há casos reais de empresas que, após implantarem o mecanismo, tiveram redução na conta telefônica de R$ 18 mil para R$ 12.060,00. Além dos custos mais baixos das ligações interurbanas, o sistema é eficiente porque possibilita aferir o tempo gasto nas ligações, dando mais controle aos administradores.
Portais de Internet como Terra e Uol, por exemplo, já oferecem esse tipo de serviço aos usuários e existem inúmeras empresas no Vale do Paraíba que também atuam no mercado.
Bom exemplo
O destaque da semana vai para o time de futebol de salão da Associação Sabesp de Pindamonhangaba, que está fazendo um belíssimo trabalho de conscientização junto a crianças e jovens quanto aos males causados pelas drogas.
Os atletas do time estão realizando a campanha "Sou Cara Limpa, Não Uso Droga Nenhuma", que leva palestras e outras atividades às escolas do município.
O projeto é uma iniciativa do grupo gestor G13, que tem como integrantes o delegado Marcelo Duarte Ribeiro e o senhor José Luiz Lorena Guimarães.
A ação ainda conta com o apoio da Polícia Civil de Pindamonhangaba, Vita Fiat Ativ Ford, O Lojão, Drogalar, Secretaria Municipal da Juventude Esportes e Lazer, Golden Motos, Lindenburger e Associação Sabesp Pinda.
Coisas estranhas
A notícia que mais repercutiu durante a semana foi a da morte de Marivaldo Jesus Vieira, de apenas 30 anos. No último final de semana, ele foi atropelado por um trem da MRS Logística, quando dormia sobre a linha férrea, no bairro do Araretama, em Pindamonhangaba.
As informações do maquinista Glauco Paiva Pinto dão conta de que a buzina do trem foi tocada por diversas vezes, mas a vítima sequer se mexeu. Embora o freio de emergência tenha sido acionado, o atropelamento foi inevitável, causando a morte instantânea de Marivaldo.
Então fica a pergunta. O que levaria um homem jovem, aparentemente cheio de vida, a dormir "na linha do trem"?
A resposta não é muito difícil de ser encontrada. Vivemos em um país em que as diferenças sociais acentuam-se cada vez mais. A luta diária por emprego e condições dignas muitas vezes esgota-se quando vários cidadãos afogam suas mágoas em uma garrafa de cachaça, por exemplo, ou com um pouco de crack.
Não queremos aqui dizer que o cidadão em questão estivesse embriagado ou drogado. Quem sabe não se trata de uma pessoa doente, que depende de medicamentos e, por um motivo ou outro, ficou sem tratamento? Ou mesmo se a intenção dele foi mesmo o suicídio.
Só que mortes como essa, em que um jovem tem sua vida interrompida quase que sem explicação, nos fazem refletir sobre como esse mundo é estranho e como o ser humano adota posturas que a própria razão desconhece.

A Prefeitura de Taubaté realiza, durante toda esta semana, a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). A programação do evento prevê inúmeras atividades e palestras ligadas ao tema.
O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e tem como objetivo orientar os servidores públicos quanto à prevenção de acidentes.
Segundo informações da presidente da CIPA, Gorete Aparecida de Jesus, o incentivo da atual administração tem feito com que conceitos de segurança do trabalho sejam passados aos funcionários.
Livro à vista
Recebemos e-mail da professora Ana Maria Jório Rodrigues Marcondes agradecendo pela nota publicada na semana passada, onde informamos sobre sua posse e a de mais dois novos membros na Academia Pindamonhangabense de Letras, nesta sexta-feira, dia 29.
Ana Maria nos revelou que vai publicar, dentro em breve, o seu primeiro livro de poesias, intitulado "Coroai-me de Rosas". A obra é a primeira da lista de outros que já estão prontos, esperando pela publicação.
Em sua posse como acadêmica, ela declamará a poesia "O Século", de Castro Alves, que dedicará às mulheres inteligentes e dinâmicas de Pindamonhangaba.
Esta coluna é publicada às quartas-feiras pelo Jornal da Cidade de Pindamonhangaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário