domingo, julho 09, 2006

José Antônio Cidadão Pindamonhangabense: homenagem mais do que merecida

A tradição de se homenagear personalidades em Pindamonhangaba vem de longa data. A Câmara Municipal começou a adotar a prática em 1954, com a criação da resolução número 01/06/54.
A honraria, denominada título de Cidadão Pindamonhangabense, foi instituída há 52 anos, com o objetivo de diplomar personalidades que não nasceram no município e, de alguma maneira, contribuíram com a nossa população.
Desde 1955, quando começou a ser entregue oficialmente, até o ano passado, já soma mais de 90 o número de personalidades agraciadas com o título. Muitas delas receberam a honraria merecidamente. Outras, nem tanto, devido ao caráter político da premiação e a necessidade fisiológica de se fazer média aqui, ou acolá.
Conheço a pessoa em questão há mais de 15 anos e, ao longo da convivência que tenho com ela, fui descobrindo suas qualidades e defeitos. Defeitos, afinal, quem não os têm? E, diante dessa simbiose, é gratificante saber que pessoas como o José Antônio de Oliveira, diretor-presidente do Jornal da Cidade, possuem muito mais qualidades do que defeitos. E isso é o que basta para considerarmos uma pessoa.
Não só por isso, mas pelo que realizou ao longo de sua vida, há de se convir que o Zé, como carinhosamente o chamo, é mais do que merecedor dessa homenagem, a ser realizada no próximo dia 10 de julho, segunda-feira, estendendo-se a outras personalidades.
Acredito que José Antônio receberá o diploma de Cidadão Pindamonhangabense por ser uma pessoa amiga da população. Em suma, ele é alguém que trabalha a serviço da comunidade, buscando disponibilizar informações democráticas e a verdade em seu jornal. É lógico que a área comercial muitas vezes pode nortear o conteúdo do periódico, mas a essência do Jornal da Cidade prima pelo pluralismo de idéias.
Imagino que o título de Cidadão Pindamonhangabense deva ser entregue a José Antônio também como forma de reconhecer os esforços do empresário, que muitas vezes luta com dificuldades para manter acesa a chama da informação em nosso município e região.
José Antônio merece a honraria também por ter se mantido de pé, mesmo diante das adversidades que a vida prepara; mesmo tendo muitos que o quiseram e ainda o querem calar.
O amigo José Antônio é merecedor desse título porque aqui chegou há mais de 25 anos e, sem eira nem beira, inovou ao criar um jornal voltado ao município e comercializando anúncios para poder, também, vender informações.
Não é possível se esquecer que, além do espírito de luta e de seu empreendedorismo, José Antônio tem um coração de ?manteiga? e, por isso, procura ajudar as pessoas da maneira que pode ? algumas vezes sendo até mal compreendido por isso. Ao tentar estender o braço amigo a quem precisa, nem sempre pode fazer mais porque a situação é difícil; e, infelizmente, alguns o crucificam por isso.
Mas não se pode negar que é dessa maneira que ele gera empregos a inúmeros profissionais, de diversas áreas de atuação, mesmo que de maneira informal. Também é indubitável que, nestes anos todos, José Antônio tem dado chances a profissionais de comunicação que estão iniciando a carreira. Muitos dos talentos garimpados por ele acabam se revelando como gratas surpresas não só para o município, mas como para toda a região e estado.
É por esses e outros motivos, então, que registro aqui as minhas sinceras congratulações e também os votos para que esse árduo trabalho possa seguir adiante por muitas e muitas décadas.
Parabéns, Zé!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger