terça-feira, julho 18, 2006

Conexão

Frase da semana
Pindamonhangaba é a única cidade onde o pedestre necessita olhar para os dois lados quando atravessa uma rua de mão única.
Esta frase não está entre aspas porque é de minha própria autoria e, por isso, não é necessário utilizar tal recurso.
Conheço vários municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. Já morei em São Paulo, cidades da Baixada Santista e, por todos esses locais onde passei, jamais vi um município onde atravessar uma rua pode custar um atropelamento com tanta facilidade, como Pindamonhangaba.
A falta de informações e, muitas vezes, a agressividade dos ciclistas são tão grandes que é comum vermos casos de atropelamentos a pedestres de várias idades, principalmente idosos, inclusive com omissão de socorros.

Diariamente tenho presenciado o trabalho dos marronzinhos na orientação aos ciclistas para que não andem na contramão. Entretanto, essa tem sido uma tarefa árdua. Por enquanto, os objetivos ainda não foram alcançados, mas torço para que sejam.
Talvez a Prefeitura não consiga, dentro de um médio prazo, solucionar o problema sozinha. Seria necessária a ação conjunta dos poderes constituídos, Associação Comercial, clubes de serviço e entidades ligadas ao trânsito para uma solução mais rápida e eficaz. Fica aí a proposta...

Trânsito
Por falar em trânsito, esta semana recebi um e-mail de um leitor que me pediu a preservação de seu nome, mas não a dos fatos que relatou.
O leitor informou ter sido multado por um agente municipal de trânsito às 07h45 de um sábado, por ter estacionado na frente do Mercado Municipal, onde há faixa indicando carga e descarga por 15 minutos.
Só que, no mesmo local, alguns automóveis também estavam estacionados, mas não foram multados. Inconformado com os fatos, o leitor fotografou um dos veículos que, por vários dias, estiveram estacionados o dia inteiro, sem que qualquer tipo de multa fosse aplicado.
O grande problema é que, após dois anos do ocorrido, os mesmos veículos continuam parados no local e sem receberem multas. Diante dos fatos, o leitor fez a seguinte observação: "as leis devem ser iguais para todos".
O espaço nesta coluna está aberto para que as autoridades municipais na área de trânsito expliquem o fato para que, na próxima semana, seja publicada a versão do ?outro lado?.

Mais trânsito
Ainda falando de trânsito, registro aqui a boa idéia que tiveram o diretor do Departamento de Trânsito de Pindamonhangaba (Deptran), Luiz Rosas Jr., e sua equipe, ao divulgar a intenção de adotar o emplacamento de bicicletas.
Pelo que foi falado, a proposta será colocada em prática já no segundo semestre e, segundo dados oficiais, existem cerca de 100 mil bicicletas no município. A idéia foi motivada pela existência de um grande número de ciclistas que não respeitam o trânsito.
Como já informamos aqui, há alguns meses, a cidade de Lorena já adotou o procedimento com sucesso. Segundo o diretor do Deptran, a proposta seguirá o modelo adotado lá, apesar da realização de visitas a municípios que também fazem o emplacamento desse tipo de veículo para o aprimoramento do projeto.
Ponto para o Deptran!

Assédio sexual
Está tramitando em Pindamonhangaba um projeto de lei, no mínimo, polêmico. O vereador Felipe César é o autor do projeto de lei nº 122/2006, que trata de assédio sexual no âmbito da administração pública municipal. A prática diz respeito a exercício abusivo de cargo, emprego ou função para o assédio de natureza sexual.
Sabe-se que esse tipo de atitude é adotado de modo velado em inúmeros órgãos, não só públicos, como privados. Mas, ao apresentar o projeto, fica a pergunta: será que o vereador teve conhecimento de algum caso de assédio no Legislativo e resolveu apresentar o projeto para coibir tais atos? Há rumores que sim.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger