quarta-feira, junho 07, 2006

Conexão

Frase da semana
"Não adianta ir à igreja e fazer tudo errado / Você quer a frente das coisas olhando de lado / O céu que te cobre não cobra a luz da manhã / Desperta para a vida e acredita a sorte é irmã". (Mario Marcos / Zequinha Rodrigues)
Esta não é bem uma frase, mas um trecho de uma música muito popular, daquelas que mostram bem a sabedoria dos caipiras. A moral da história passada nos versos é que existe muita gente que adora posar de bom moço para dar lição de moral em seus semelhantes. Geralmente, esse pessoal costuma usar uma bí­blia debaixo do braço e / ou a imagem de algum santo para se justificar, escondendo a prepotência, a arrogância, a maldade ou até mesmo a luxúria, que são os elementos que verdadeiramente norteiam suas almas. Está cheio de gente assim por aí. Por isso, é muito bom tomar cuidado...

Judiciário falido
Estava relutando em escrever sobre este tema, mas resolvi abordar o assunto hoje.
O que me levou a isso foi o fato de que, numa tarde dessas, fui praticamente feita de palhaça pela Justiça.
Tudo começou em 1999, quando furtaram o CD Player de um carro que tive. Os autores do furto fizeram a festa naquela noite, pois subtraí­ram toca-fitas, chaves, óculos de sol e outros itens de diversos veículos que estavam parados nas proximidades da Associação Atlética Ferroviária.
Algum tempo depois, eu e os demais prejudicados fomos chamados para uma audiência, na esperança de que reconhecêssemos os prováveis meliantes. Eu, pelo menos, fui colocada na mesma sala, de frente para o suposto bandido. Como poderia eu confirmar se ele era o autor do furto se eu sequer vi quem havia surrupiado o meu CD Player?
Numa outra oportunidade, fui chamada para depor. Devido a compromissos anteriormente assumidos, não pude ir, mas compareci ã audiência seguinte, repetindo a mesma história, desta vez sem a presença do suposto bandido na mesma sala que eu.
No último dia 11 de maio, fui chamada novamente para contar a mesma historinha da carochinha. Meia hora após chegar ao fórum de Pindamonhangaba, fui informada que a audiência havia sido marcada POR ENGANO. Uma falta de respeito para nós, cidadãos honestos, que precisamos nos ausentar de nossos empregos para ir ao Fórum à toa.
Moral da história: neste paí­s, a justiça é cheia de falhas e, quase sempre, quem é prejudicado por furtos e roubos acaba pagando o pato. Lamentável...

Comércio local
Recebi um e-mail de uma leitora que se declarou indignada com o comércio de Pindamonhangaba.
Segundo ela nos relatou, a Associação Comercial do municí­pio divulgou que o comércio ficaria aberto no último final de semana. Realmente alguns estabelecimentos estavam funcionando.
A leitora entrou em uma loja de calçados para comprar um tênis e precisou "caçar" um vendedor. Após escolher o modelo, solicitou ao gerente, que designou uma vendedora para atendê-la. A vendedora conversou com a leitora rapidamente, pois estava atendendo outra pessoa.
Se fosse só isso, tudo bem. Mas, quando nossa leitora foi pagar, pediu para efetuar a operação com cheque à vista. Mas, "para meu espanto, perguntam se tenho cadastro. Verificaram que não e disseram que era preciso fazer um cadastro", contou. A leitora perguntou o que era necessário para o cadastro. Responderam que CPF, RG e comprovante de endereço. Só que a moça não tinha o comprovante de endereço em mãos. Afinal, quem vai sair de casa com uma conta de luz, água e telefone em pleno domingo para fazer uma compra à vista? Infelizmente, ela não pôde fazer a compra por causa do tal cadastro. Com tantas tecnologias avançadas que permitem checar se o consumidor consta do cadastro do SERASA, como esse tipo de coisa ainda acontece em Pindamonhangaba?
A moça me disse que poderia até ter passado o cartão de débito automático em conta corrente, mas, segundo ela, "o caixa era tão ruim no atendimento" que nem perguntou se teria outra forma de pagamento ou ofereceu outra opção.
Ao adotar esse tipo de gerenciamento, que vem lá do tempo do "onça", comerciantes desse tipo, que dificultam vendas à vista, não podem reclamar quando os consumidores optam por outros municípios para fazerem suas compras...

Parabéns
Nossas congratulações desta semana vão para a empresária Lucimara Di Paula, do Jornal da Mulher, que na noite do último dia 2 realizou com brilhantismo o evento "Quem faz Pindamonhangaba 2005/2006".
Durante a cerimônia, realizada na Churrascaria Minuano, foram homenageadas várias empresas e personalidades de Pindamonhangaba, em reconhecimento aos serviços prestados com qualidade ao municí­pio e região.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger